Sindicato dos Artistas Carentes realiza Live em prol da Vila Vagalume, hoje (31/07)
31 de julho de 2020Circo Marcos Frota retorna os espetáculos a partir deste sábado
31 de julho de 2020Durante os últimos sete meses, 93 jornalistas de todas as regiões do país, selecionados entre mais de 400 candidaturas, aprimoraram suas ideias para fazer da prática jornalística com uso do fact-checking soluções para resolver problemas causados pela desinformação no lugar em que vivem. Da Região Norte, foram selecionados e participam do programa Izenilda Farias, Gabriel Veras Cabral de Souza, Lucas Xavier de Andrade, Mariah Brandt, Sídia Ambrosio e Veluma Vitória Menezes Faria, do Amazonas; Alice Martins Morais e Waldiney Ferreira da Silva, do Pará; Emily Monteiro Costa e Timóteo Westin de Camargo César, de Roraima; e Gabriel Freire da Silva, do Acre.
Com de cerca de trinta horas de capacitação online, o programa abordou assuntos como técnicas de fact-checking – utilizando a metodologia de trabalho da Agência Lupa e uso de diversos bancos de dados públicos. Foram apresentadas também ferramentas digitais para a produção de conteúdo, além de treinamento para a criação de um projeto cívico. O programa FactCheckLab é uma iniciativa da Lupa, financiado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil.
“Jornalismo e liberdade de imprensa são componentes essenciais em democracias bem-sucedidas. Estamos muito felizes em apoiar o FactCheckLab e impressionados com a resiliência dos participantes e instrutores. Apesar dos tempos difíceis, esse esforço de crescer profissionalmente e compartilhar experiências e abordagens a desafios comuns continuará para o desenvolvimento dos nossos dois países”, afirma a adida de Imprensa do consulado dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Sarah Saperstein.
Para finalizar esse trabalho, os participantes terão mais duas atividades. Na primeira, dia 1º de agosto, o encontro será com Mark Horvit, professor da Escola de Jornalismo de Missouri, nos Estados Unidos. Horvit vai trazer sua bagagem de vinte anos como repórter e editor em uma série de matérias jornalísticas que utilizaram jornalismo investigativo e de dados.
Uma semana depois, dia 8, a aula será com Steven Reiner, professor na Stony Brook University, em Nova York. Durante uma década, Reiner atuou como produtor de programas como o tradicional “60 Minutes”, da emissora americana CBS. Ele também foi editor do ‘The Atlantic” e produtor executivo do programa de rádio “All Things Considered”.
“É interessante perceber a evolução dos alunos ao longo do período. Os trabalhos desenvolvidos geraram robustez e acreditamos que eles serão desenvolvidos com êxito nas mais diferentes localidades do país. Isso leva informação confiável com formatos regionais. Foi literalmente um laboratório de novas ideias que têm tudo para conquistar bons espaços em suas regiões”, afirma Raphael Kapa, um dos professores da iniciativa.
O planejamento inicial era para que parte das aulas, inclusive as dos professores americanos, fosse presencial. Devido à pandemia da Covid-19, foi necessário adaptar o calendário e o formato das atividades, sem, entretanto, comprometer a realização do programa e do aprendizado.
“Inicialmente, as atividades presenciais do FactCheckLab estavam previstas para terminar em abril com workshops em capitais das cinco regiões (Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Brasília e Manaus, respectivamente). Por conta do isolamento social, adiamos os eventos para agosto. Ao se aproximar da nova data e com a pandemia ainda sem controle, decidimos migrar o programa para 100% online, com a possibilidade de oferecer ainda mais horas de treinamento aos participantes”, afirma Douglas Silveira, diretor de Marketing e Educação da Lupa.
Os vencedores dos cinco projetos-destaque, um de cada região do país, serão contemplados com um intercâmbio profissional de uma semana nos Estados Unidos, cuja data será anunciada assim que as autoridades internacionais de saúde permitirem que viagens sejam realizadas com segurança.
Além disso, as checagens dos vencedores serão publicadas na página principal da Lupa, em comemoração ao aniversário de cinco anos da agência, em novembro. O resultado final do FactCheckLab será divulgado no dia 1º de outubro no site e nas redes sociais da Agência Lupa e da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil, organizadores do programa.