Novo Projeto do Dedé Boteco Apresenta horário diferenciado no Happy Hour
31 de julho de 2020Casarão de Ideias recebe selo do Ministério do Turismo
31 de julho de 2020A lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos está completando 10 anos. Para debater os avanços alcançados nesse período, os problemas que ainda persistem e as perspectivas futuras, o Instituto Lixo Zero Brasil, em Manaus, promove, a partir da próxima segunda-feira (03) até sexta-feira (07), uma série de lives com especialistas da área.
O presidente do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), Rodrigo Sabatini, já confirmou participação. O bate papo virtual será transmitido no instagram @ manaus_l ixo_zero e será mediado pelo diretor da Damata Consultoria, empresa credenciada ao Instituto, e embaixador do ILZB no Amazonas, biólogo Daniel Santos.
A lei 12.305/2010 estabelece instrumentos para que estados e municípios enfrentem as problemáticas envolvendo o manejo inadequado dos resíduos sólidos. Entre as medidas previstas estão ações para aumentar a reciclagem, consumo sustentável e a criação de locais para a destinação adequada dos rejeitos.
Segundo Daniel Santos, no Amazonas alguns pontos avançaram, como por exemplo, a elaboração dos planos municipais de resíduos sólidos, mas muito ainda precisa ser feito, principalmente, no que diz respeito a ações práticas. Pela lei, até 2014 todos os municípios deveriam ter aterros sanitários, mas hoje apenas Manaus possui uma área controlada para destinação desses materiais. Carauari construiu um aterro sanitário, mas não está em funcionando.
“As demais cidades não conseguiram avançar nesse quesito. Também há necessidade de criar ações de incentivo à coleta seletiva e de educação ambiental”, afirmou.
A primeira live, na segunda-feira (03), às 19h, será com o analista ambiental e assessor técnico do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Antônio Ademir Stroski.
Na terça-feira (04), às 17h, o bate papo será com o procurador de contas da Coordenadoria do Meio Ambiente do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC/AM), Ruy Marcelo de Mendonça.
Quarta-feira (05), às 19h, o secretário municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), Paulo Ricardo Rocha Farias, irá comentar sobre as ações realizadas em Manaus.
Na quinta-feira (06), a conversa será com o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Fransuá Matos. Encerrando a programação, na sexta-feira (07), às 19h, a live será com o presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini.