‘É hora de união entre os municípios’, diz Arthur Virgílio, em debate
13 de agosto de 2020Fundo Manaus Solidária promove ‘tira-dúvidas’ on-line com organizações sociais
13 de agosto de 2020O projeto Minicursos On-Line, da Prefeitura de Manaus, chega à décima videoaula da série, contabilizando mais de 18 mil visualizações, nas três plataformas digitais (Facebook, Instagram e YouTube) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). A videoaula disponibilizada a partir desta sexta-feira, 14/8, será sobre reaproveitamento de resíduos e ensinará o passo a passo de como transformar uma garrafa de vidro em luminária.
O projeto foi lançado em junho deste ano, como forma de viabilizar o acesso ao conteúdo das oficinas e minicursos oferecidos pela Semmas, durante a período da pandemia de Covid-19. A intenção é prosseguir com a produção de mais videoaulas, mesmo durante o tempo em que as páginas das secretarias estiverem fora do ar, em virtude do período eleitoral.
“Estamos com milhares de visualizações e um feedback muito positivo das pessoas que entram em contato pelas redes sociais, o que demonstra que a estratégia das aulas virtuais como ferramenta de educação ambiental, incentivada pelo prefeito Arthur Virgílio Neto, é um sucesso”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson de Oliveira Júnior.
As produções já abordaram os temas mais variados, tais como produção de mudas, jardinagem, compostagem, horta doméstica, reaproveitamento de resíduos, combate ao caramujo africano, plantio de frutíferas em vasos e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs). O secretário lembra que o projeto mostrou ser uma ferramenta poderosa de educação ambiental, revelada a partir das demandas surgidas com a pandemia da Covid-19. A intenção é produzir 40 videoaulas até o fim do ano.
Luminária
Na videoaula desta sexta-feira, a instrutora Thesca Godinho ensina como fazer uma luminária em garrafa de vidro com efeito jateado. “O processo é simples e rápido”, explica Thesca. Para a peça, são necessários uma garrafa de vidro transparente, papel Contact, molde para desenho, esponja e luminária do tipo “fio-de-fada”.
Fotos – Arlesson Sicsú / Semmas