Codese Manaus participa da criação de rede de governança
20 de agosto de 2020Atividades do projeto “Nova Era em Movimento” são retomadas com aulas de Zumba gratuitas
20 de agosto de 2020A Prefeitura de Manaus realiza até o próximo dia 26/8, uma rodada de avaliação, por videoconferência, sobre as atividades realizadas na educação infantil, durante a quarentena, causada pela Covid-19. Com o isolamento social como medida de prevenção ao novo coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas e as crianças passaram a estudar em casa com o apoio das famílias.
Nesta quarta-feira, 19, gestores, pedagogos e chefes da educação infantil, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), discutiram sobre o processo de ensino e aprendizagem realizado pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, para os alunos da faixa etária de 1 a 6 anos.
A avaliação na educação infantil é feita por meio de registros do professor da turma com a participação das famílias e de como aderiram à nova modalidade remota de ensino.
“Nesse período de pandemia contamos com o monitoramento das famílias sobre as crianças, já que elas fazem registros determinados de acordo com o que acham de interessante e o professor avalia de acordo com essa referência. Por isso nossa avaliação é por meio de registros, relatórios com todas as manifestações das crianças, utilizando fotos, desenhos que a própria família encaminhou à professora. Vamos criar um livro sobre esse momento tão incomum que estamos vivendo na educação”, explicou a gerente de Creches, Wissilene Brandão.
De acordo com o chefe da Divisão da Educação Infantil (DEI), Alexandre Romano, é importante mostrar que as crianças da rede municipal de ensino de Manaus não ficaram sem estudar, e desde o início da pandemia na cidade, foram elaboradas de imediato atividades para atender alunos da modalidade.
“Desde o início da pandemia, quando o prefeito Arthur Virgílio Neto antecipou o recesso escolar, e posteriormente, decretou a suspensão das aulas presenciais, os setores da Semed iniciaram o planejamento do projeto ‘Aula em Casa’, para que as crianças não ficassem desamparadas e também o ‘Eba! Vamos Brincar!’, voltado para as crianças da educação infantil. Nossos alunos não ficaram sem aula porque todas as unidades se engajaram nas atividades, com a orientação aos pais”, explicou Romano.
“Eba! Vamos Brincar!”
As atividades da educação infantil são acessadas pelo programa “Eba! Vamos Brincar!”, que iniciou em abril e conta com mais de 50 episódios gravados. A previsão é que até o final de 2020 sejam exibidos 95 episódios.
As aulas são gravadas às quintas-feiras no Centro de Mídias, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), no Japiim, zona Sul, com os professores que fazem parte da Caravana da Educação Infantil e professores da rede municipal de ensino.
Os pais têm acesso pela TV Encontro das Águas, no canal 2.5 e internet pelo portal do Aula em Casa e no canal da Caravana da Educação Infantil, no YouTube.
Rotina
Diariamente a professora Jeane Fenelon de Farias acompanha em casa as atividades com o filho, Jhon Sheldon Fenelon de Farias, de 4 anos, matriculado no 1º período no Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Santina Castro Pereira, no Novo Aleixo, zona Norte.
“Meu filho assiste a todos os quadros do ‘Eba’ desde quando começou, já faz parte da rotina dele. Ele gosta tanto das atividades que quando acorda a primeira coisa que ele pergunta é se vai ter aula. Todas as atividades são divertidas e também envolvem a família nas brincadeiras. Dedico esse momento para acompanhar o conteúdo, faço o registro para enviar à professora. Aqui em casa eu aproveito todas as brincadeiras fora da aula e isso diverte a família toda”, relatou Jeane Fenelon.
Foto – Ione Moreno / Semcom