Amazonas Filarmônica apresenta obra de Franz Schubert no Teatro Amazonas
10 de setembro de 2020Delegacia do Idoso alerta para golpe da ‘ajuda na boca do caixa’
10 de setembro de 2020O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou visita técnica na comunidade Açupuranga, no Paraná do Mamuri, em Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), com o objetivo de fortalecer às atividades de pesca e piscicultura. A ação faz parte das metas do Convênio nº 051/2013 firmado entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e o Idam para prestação de serviços de assistência técnica, extensão pesqueira e aquícola em sete municípios do Amazonas.
Mais de 15 pescadores artesanais receberam assistência de técnicos da Unidade Local do Idam em Autazes e Idam Central durante a ação. Na ocasião, o Idam apoiou na documentação necessária para emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Carteira do Produtor Primário (CPP) e realizou o levantamento de informações socioeconômicas da atividade pesqueira.
De acordo com o gerente de Apoio à Aquicultura e Pesca do Idam, Daniel Borges, o Instituto tem dado total atenção ao segmento e buscado parcerias para fortalecer as atividades. “A pesca é uma das principais atividades econômicas do estado do Amazonas, e queremos fortalecer ainda mais o segmento por meio das atividades de extensão pesqueira em nossa região e também na orientação necessária para que os pescadores consigam ter acesso ao crédito rural junto à Agência de Fomento do Amazonas”, destacou.
Convênio Mapa/Idam – O projeto orçado em mais de R$ 719 mil é desenvolvido por meio de metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que visam o manejo sustentável dos recursos naturais para melhoria do pescado e diversificação da produção. Além disso, o Idam também tem trabalhado a capacitação e incentivado a profissionalização dos pescadores e piscicultores contemplados pelo Convênio, que está em execução até dezembro deste ano.
O projeto abrange os municípios de Manaus, Presidente Figueiredo, Manacapuru, Careiro Castanho, Rio Preto da Eva, Autazes e Itacoatiara.
FOTOS: Divulgação/Idam