Festival Folclórico de Parintins 2020 foi cancelado!
12 de setembro de 2020Campanha de Ricardo Nicolau terá comitê exclusivo para mulheres candidatas
12 de setembro de 2020O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), vai coordenar, de segunda (14/09) a sexta-feira (18/09), o evento de Avaliação das Ações de Enfrentamento e Resposta à Pandemia de Covid-19 no estado.
A avaliação terá a participação de uma comitiva composta por pesquisadores e especialistas da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), além de técnicos do Ministério da Saúde que participaram das equipes de campo da FVS-AM no combate à pandemia. O evento vai ocorrer no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), na zona centro-oeste de Manaus.
Participarão do evento representantes das secretarias do Governo do Estado e representantes de instituições que fizeram parte da rede de trabalho para o enfrentamento à Covid-19 no Amazonas, com destaque para, além da FVS-AM, a SES-AM, Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), coordenação regional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária no Amazonas (Anvisa), núcleo estadual do Ministério da Saúde, Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), dentre outros.
A programação inclui a avaliação da Opas sobre as ações de assistência à saúde, vigilância em saúde, diagnóstico laboratorial e transparência governamental. Além de observar o cenário do combate à doença em Manaus e em todo o estado, as equipes da Opas e da FVS-AM vão avaliar as experiências de enfrentamento nos municípios de Manaus, Presidente Figueiredo, Careiro Castanho e Itacoatiara.
Além disso, as equipes irão se deslocar aos municípios de Manacapuru e Parintins para avaliar detalhadamente os planos de contingência e ações desenvolvidas para o enfrentamento à pandemia nesses municípios. A avaliação inclui visita aos hospitais que realizam tratamento dos pacientes Covid-19 nessas localidades.
De acordo com a diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, a partir da avaliação, o estado poderá identificar as lições aprendidas na pandemia. “Essa avaliação já ocorreu no Paraná, em Roraima e no Maranhão. O Amazonas vem a contribuir para o debate e a discussão do cenário epidemiológico da doença”, disse.
O diretor técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes, destacou a importância das discussões a partir das análises compartilhadas com a equipe de pesquisadores e de técnicos da Opas. “Estas discussões, sem dúvida, irão contribuir para a melhoria dos protocolos e das estratégias adotadas para o enfrentamento da pandemia no estado”, destaca.
Cristiano ressalta ainda “que, a partir das evidências geradas pelos dados produzidos pela FVS-AM, é possível construir novas estratégias e abordagens de forma técnica e imparcial, inclusive, diante da necessidade de criar fóruns de discussões que sejam pautados à luz da ciência”, finaliza o diretor.
A Opas colabora com o Amazonas, apoiando as ações implantadas pela FVS-AM no estado e fortalecendo a capacidade de vigilância em saúde e de fornecimento de resposta rápida a surtos e notificação de casos da doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2).
Dados atualizados – No Amazonas, até o dia 12 de setembro, são mais de 126 mil pessoas confirmadas com Covid-19 e 3.883 óbitos pela doença.
Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua na linha de frente no enfrentamento à pandemia de Covid-19 no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, bairro Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.
FOTOS: Divulgação/FVS-AM