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18 de setembro de 2020Após o retorno das atividades presenciais em junho deste ano, o Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) seguiu com o projeto de informatizar e dar mais celeridade a ações que possibilitam o contato direto entre consumidor e empresa reclamada. Um desses processos é feito por meio do site consumidor.gov.br, que ganhou posto na sede do Instituto em julho. Desde então, foram registrados 393 atendimentos à população no Amazonas.
O serviço permite a comunicação direta com aproximadamente 800 empresas cadastradas em todo o país. O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, explica que o consumidor pode acessar o endereço sem comparecer à sede do Procon-AM.
O índice de resolução pelo serviço chega a 85%. A população pode registrar qualquer tipo de reclamação que envolva relação de consumo, desde que seja direcionada a alguma das empresas catalogadas no endereço.
“O consumidor.gov é uma plataforma desenvolvida para dinamizar o atendimento do consumidor. Você pode ter seu problema resolvido sem sair de casa, ou, caso precise de orientação, pode vir a sede do Procon-AM e contar com o auxílio dos nossos servidores para acessar a plataforma”, afirma.
Contatos – O Procon-AM já retomou os atendimentos presenciais, que ocorrem apenas mediante agendamento pelo (92) 3215-4009. Os consumidores podem abrir reclamação também pelos números 0800 092 1512, (92) 3215-4012, 3215-4015 e pelos e-mails duvidasprocon@procon.am.gov.br e fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br.
Fotos: João Pedro Sales/Procon-AM