Prefeitura de Manaus prorroga decretos em prevenção ao novo coronavírus até 31 de outubro
1 de outubro de 2020Exposição de pinturas amazônicas de ex-interno do CDPM2 está aberta ao público na Defensoria Pública do Estado
1 de outubro de 2020Em parceria com a Cuidare Manaus, o Millennium Shopping sedia nesta quinta (1) e sexta-feira (2) a exposição “3a Idade e o Isolamento Social”. São 17 telas produzidas por idosos que são atendidos pelos cuidadores da empresa. Durante o evento, também acontecerá o lançamento da campanha Respeito Não Envelhece. A mostra é aberta ao público e acontece em comemoração ao Dia Mundial do Idoso. O espaço, localizado em frente à loja Zinzane, receberá doações de alimentos não perecíveis que serão destinados aos lares de idosos.
“A exposição é uma oportunidade para o público do Millennium prestigiar a criatividade desses artistas e ainda conscientizar da importância da data, afinal envelhecer é apenas mais uma fase da vida, com novos desafios, sonhos e aprendizagens”, destacou a coordenadora de marketing do Millennium Shopping, Elizandra Xavier.
A diretora técnica da Cuidare, Plícia Guimarães, explica que a ideia da exposição surgiu durante a pandemia do Covid-19. A preocupação com o impacto que o vírus podia trazer à saúde mental dos idosos levou a empresa a buscar várias terapias ocupacionais para compensar muitas vezes a falta da rotina e a família.
“Com as notícias de que havia muitos idosos passando necessidades, tivemos a ideia de realizar a exposição para arrecadar alimentos. Alguns pacientes se empenharam para pintar seus quadros e, apesar de estarem em isolamento, estão contribuindo para ajudar quem necessita”, conta Plícia.
Respeito Não Envelhece
Durante a mostra, o público poderá contribuir para a campanha Respeito Não Envelhece, que tem como objetivo alertar sobre o crescimento da violência doméstica durante o isolamento que tem afetado os idosos. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, os casos quintuplicaram de 3 mil em março, para 17 mil em abril.
“Estamos convocando a população para fazer uma foto com a hashtag #respeitonaoenvelhece, publicar no Instagram marcando a @cuidaremanaus, convidar a todos a abraçar essa causa e combatermos a violência geriátrica”, disse a diretora da Cuidare.