Amazonas: possibilidade de vacinação contra Covid-19 a partir de janeiro
6 de outubro de 2020MP Eleitoral já tem mais de 300 pedidos de impugnação de candidaturas na capital e interior
6 de outubro de 2020Iniciou na segunda-feira (05/10), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) para crianças menores de cinco anos de idade. Paralelamente, ocorre a campanha de multivacinação para atualização da caderneta de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos. A mobilização vai até o dia 30 de outubro, nas Unidades Básicas de Saúde de todo o Amazonas.
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) alerta que pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes busquem a vacinação. A instituição orienta, também, que as secretarias municipais de saúde do estado cumpram os protocolos de prevenção à Covid-19, oferecendo rotina de vacinação que respeite as medidas de prevenção ao novo coronavírus.
A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, aponta que a imunização combate a paralisia infantil e demais doenças infecciosas graves, mesmo com a pandemia de Covid-19. “Orientamos que as unidades de saúde tornem disponíveis local para lavagem das mãos ou álcool gel a 70%, disponham distanciamento social de 1,5 metro, limitem o número de familiares que acompanhem a pessoa que será vacinada”, detalhou Rosemary.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PNI/FVS-AM), Izabel Nascimento, lembra que a vacina continua sendo a única forma de evitar a poliomielite e as demais doenças da multivacinação. “Fazemos esse alerta para a importância dos pais e responsáveis de crianças e adolescentes buscarem as vacinas para que possamos aumentar a cobertura vacinal da população do Amazonas. Essa vacinação está à disposição em todas as unidades de saúde, em todo o estado”, afirmou Izabel, acrescentando que a meta é vacinar 95%.
Vacinação – Conforme o Ministério da Saúde, o público da campanha contra a poliomielite compreende crianças menores de cinco anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças com até um ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina.
Na campanha de multivacinação, o público engloba crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina.
Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas que inclui a prevenção a doenças por meio da imunização coordenada, no Amazonas, pelo Programa Nacional de Imunização (PNI/FVS-AM). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.
Foto: Divulgação/FVS-AM