Confira as estratégias educacionais utilizadas em escolas de Manaus, destaques no Ideb
6 de outubro de 2020Outubro Rosa: mamografia e autoexame precoce podem ser vitais para vencer a doença
6 de outubro de 2020Na próxima quarta-feira (07), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) vai realizar o webinar Tecnologias sociais na Amazônia: desafios contemporâneos, às 18h30 (de Manaus), com transmissão pelo canal do canal do Youtube do Inpa (/AscomInpa). O objetivo é discutir o uso da tecnologia social como alternativa para inovar na solução de problemas dentro de um cenário pandêmico.
Para a coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, Denise Gutierrez, é necessário produzir respostas para o enfrentamento dos efeitos do Coronavírus nos contextos sociais, que geraram perda de emprego, queda do PIB, retração das atividades econômicas e atraso nos processos de formação educacional.
“Se, desde sempre tivemos bolsões de pobreza e exclusão social nas áreas periféricas do país, como é o caso das regiões norte e nordeste, agora essas desigualdades se aprofundaram ainda mais. Qual o futuro que nossos jovens terão nesse cenário? Poderemos continuar a depender apenas das providências do setor governamental? Ou será que teremos uma outra via de possibilidade para desenhar processos mais inclusivos?”, questiona a coordenadora.
O webinar terá como palestrantes convidados o diretor do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ), Felipe Addor; o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Lindomar de Jesus; e a professora titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Maria do Perpétuo Chaves. A mediação será feita por Gutierrez.
Aumento na produção científica
O desafio de não se render à improdutividade e de manter ações e metas institucionais, mesmo que de forma remota, aumentou a produção científica no Inpa, inclusive de materiais de tecnologia social que envolvem a reflexão e execução de tarefas.
Uma das obras sobre a temática é “Inovação na Amazônia”, produzido em parceria com o Inpa. Trata-se de uma reflexão teórico-crítica da tecnologia convencional diante da tecnologia social, com estudo dos fenômenos que geram impactos sobre o ecossistema de inovação e os recursos que podem ser utilizados para produção de ciência e tecnologia aplicados à cultura regional.
Outra publicação é a revista Terceira Margem Amazônia, da Embrapa, na qual um dos capítulos trata do VII Workshop de Tecnologia Social do Inpa, ocorrido em 2018. O evento discutiu Economia solidária e gestão estratégica pública.
No período também foram produzidas cartilhas de apoio técnico para pequenos produtores da agricultura familiar, resultado dos trabalhos de pesquisa e extensão do instituto e instituições parceiras.
“Nós do Inpa precisamos caminhar muito na direção das comunidades, gerando oportunidades de troca de conhecimentos e ajudando a promover maior inclusão social. Em tempos do ‘novo normal’, precisamos focar nossos esforços em áreas de desenvolvimento tecnológico que atendam às necessidades mais fundamentais das pessoas e grupos”, destaca Gutierrez.
Exemplos de tecnologias sociais desenvolvidas pelo Inpa:
1. Adubação verde
2. Emprego de defensivos naturais
3. Boas práticas de preparo e higienização de alimentos
4. Produção sustentável de mel e hortaliças não convencionais da Amazônia
5. Aproveitamento de madeiras nobres para confecção de objetos
6. Enriquecimento da alimentação pelo emprego de cascas de frutos amazônicos