Prefeitura reforça UBS municipais com 146 profissionais de várias categorias
8 de outubro de 2020Lar das Marias realiza brechó beneficente no Millennium Shopping
8 de outubro de 2020A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) lança, nesta sexta-feira (9), às 10h, no auditório da Escola de Governança do Pará (EGPA), o projeto TecnoCírio, que consiste em uma plataforma e um aplicativo para sistema android e IOS. Eles juntarão em um só ambiente virtual todas as emoções que envolvem o Círio de Nazaré.
A história, as celebrações, os símbolos, as edificações, enfim, as formas de expressão da fé dos paraenses em Nossa Senhora de Nazaré estarão disponíveis como uma forma de amenizar a ausência das celebrações presenciais do Círio 2020, que vai ser comemorado de uma forma diferente este ano, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.
Parceria – A plataforma é o resultado da parceria entre a Sectet, a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Fundação Guamá, organização gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) e a Diretoria da Festa de Nazaré.
Para a concretização do site e do aplicativo, foram convidados profissionais de renome do cenário paraense que elaboraram textos inéditos sobre 26 temas relacionados ao Círio. Todos os textos estão disponíveis em inglês e espanhol, além do português. As fotografias foram feitas por premiados fotógrafos do Estado que fizeram o registro do Círio de 2019.
Dentro do projeto do TecnoCírio haverá ainda o registro em 360° da missa na Basílica Santuário, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, na sexta-feira (9), às 18h, e da missa de encerramento do Círio 2020, celebrada pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Antonio de Assis Ribeiro, no domingo (11), às 11h30. Os eventos poderão ser acompanhados ao vivo e depois ficarão disponíveis na plataforma.
Lives – O projeto TecnoCírio também inclui transmissões ao vivo pela plataforma de encontros com professores, historiadores, fotógrafos, jornalistas, representantes da Diretoria da Festa, além do titular e da adjunta da Secretaria, Carlos Maneschy e Edilza Fontes, sobre todas as peculiaridades, histórias e experiências do Círio de Nazaré. Os encontros ocorrerão toda terça e quinta, às 19h, a partir do dia 13 de outubro.
Serviço:
A plataforma TecnoCírio pode ser acessada neste endereço ou o app pode ser baixado nas lojas de aplicativos (play store e apple store), buscando por TecnoCírio – SECTET. O lançamento do projeto também será transmitido ao vivo pela plataforma.