Covid-19: Amazonas registra 1.050 novos casos nesta terça-feira
28 de outubro de 2020Professora da rede municipal de ensino recebe troféu do prêmio ‘Educador Nota 10’
28 de outubro de 2020A Coligação “Juntos Podemos Mais”, que tem Amazonino Mendes (PODEMOS) como candidato a prefeito, recebeu nesta segunda-feira (26/10) propostas dos condutores de ambulâncias que atuam em Manaus. Eles pedem a valorização da categoria e melhores condições de trabalho. A categoria conta com 5,2 mil profissionais, responsáveis pela condução de pacientes na rede pública municipal de saúde.
O candidato a vice pela coligação, deputado estadual Wilker Barreto (PODEMOS), recebeu as propostas e ressaltou a importância do serviço que executam, “de suma relevância para o funcionamento da saúde pública”, afirmou. Barreto disse que ele e Amazonino, caso eleitos, farão as correções necessárias ao exercício da atividade e os investimentos que garantam melhor estrutura de trabalho.
Atualmente, segundo o presidente do Sindicato dos Condutores de Ambulância do Amazonas (Sindiconam-AM), Manoel Araújo, os profissionais são contratados para cumprir dez plantões, mas atuam com uma carga horária de 13, com o valor de R$ 984, sem reajuste, e com desconto sobre a Previdência. Além disso, não têm plano de saúde e nem avaliação médica periódica.
“A nossa luta é pela valorização do profissional, que sofre com o descaso e esquecimento do poder público. Estamos em total abandono – salários defasados, falta de acompanhamento médico e cargas excessivas de trabalho. Pedimos que nosso trabalho seja reconhecido e que se tenha ambulâncias novas e revisões preventivas para que possamos trabalhar de forma digna”, disse o presidente.
Realizações
Na última administração como prefeito, Amazonino Mendes reestruturou o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com reforma e ampliação de 11 bases descentralizadas e renovação da frota de ambulâncias, que aumentou de 11 para 40. Implantou os serviços de motolâncias (05) e ambulanchas (10). E o SOS Vida, para transportar pacientes com comorbidades e sem condições socioeconômicas para se deslocar para fazer hemodiálise, fisioterapia, consultas e quimioterapia.
No último governo, no mandato suplementar, foram compradas 110 ambulâncias, para todos os municípios, de suporte básico e de suporte avançado, com UTI móvel.
Redes Sociais
Para acompanhar o candidato Amazonino Mendes nas redes sociais, é só acessar: no Twitter (AmazoninoAM); no Facebook (AmazoninoAMendes); Instagram (amazoninomendes), YouTube (AmazoninoMendes) e pelo “Zap do Negão” (https://bit.ly/35DVMHM – 92.99304-1919).
Foto: Wilkinson Cardoso