Nas redes sociais, Amazonino agradece empenho dos servidores públicos
28 de outubro de 2020Alfredo destaca a importância dos servidores públicos na administração e anuncia 3,8 mil vagas em concursos
29 de outubro de 2020Na sexta pesquisa registrada pela Perspectiva Opinião e Mercado e divulgada nesta quarta-feira (28/10) Amazonino Mendes (Podemos) mantém a liderança, mas com o menor percentual registrado desde o início da campanha: 28,5%. David Almeida (Avante) estabiliza em 15% e Ricardo Nicolau (PSD), agora em terceiro lugar com 11,3%, ultrapassou José Ricardo (PT) 11,1%.
A pesquisa também sondou o sentimento do manauara em relação à gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, que está a 64 dias de encerrar seu segundo mandato. Os que consideram a gestão do prefeito ótima ou boa são 36%. Os que dizem ser regular são 33,2% e 28% desaprovam a gestão. Arthur manteve os índices aferidos na primeira pesquisa divulgada pela Perspectiva no dia 1º de setembro.
O bom desempenho de Arthur o diferencia da maioria dos prefeitos das capitais que também estão em final de mandato. Sua aprovação acima da média é resultado de um intensa agenda de realizações concentradas no segundo semestre deste ano. Outro fator que rendeu bom reconhecimento ao prefeito foi a atuação diante da crise da Covid-19.
Ainda restam pouco mais de duas semanas para o encerramento da campanha no primeiro turno e o comportamento do eleitor quando se aproxima a reta final da campanha define o resultado nas urnas. A Perspectiva pretende realizar mais três rodadas nas próximas semanas, além da pesquisa de boca de urna, no dia 15 de novembro, para captar a preferência do eleitor, considerando-se que, historicamente, a reta final das eleições de Manaus é o momento mais propício para possíveis mudanças nas colocações.
Segundo turno
A Perspectiva perguntou ao eleitor sobre os cenários de segundo turno entre Amazonino e os três candidatos que disputam a segunda vaga: David, Nicolau e Zé Ricardo. A maior vantagem de Amazonino é contra o petista (45,9% a 34,1). Mas contra David e Nicolau, a diferença cai muito e os oponentes se mantém a mesma faixa de votos. Na disputa com Davi o percentual fica em 43,1% para Amazonino contra 38,7% do candidato do Avante. Contra Nicolau, a diferença é ligeiramente maior: 42,7% para Amazonino e 37,5% para Nicolau.
A disputa pela segunda vaga no 2º turno com Amazonino está cada vez mais acirrada e indefinida, com esse triplo empate técnico, a 18 dias do 1º turno. A diferença de David para seus dois principais perseguidores – Nicolau e Zé Ricardo – é de 3,7% e 3,9%, respectivamente.
Em um outro bloco, temos a briga pela quinta colocação entre Capitão Alberto Neto (5º), com 5,9%; Alfredo Nascimento (6º), com 5,8%, e Coronel Menezes (7º), que cresceu 0,4% em relação ao estudo anterior e agora está com 4,4 pontos percentuais.
Chico Preto perdeu 1,0%, mas continua na oitava posição, com 1,1%, empatado com Romero Reis. Marcelo Amil é o décimo, com 0,4%, e Gilberto Vasconcelos é o último, com 0,1%. Brancos e nulos desceram de 12,0% para 10,8%, e os indecisos agora são 4,5%.
Nota sobre a pesquisa
A pesquisa foi executada com recursos próprios da Perspectiva e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-07736/2020, com 1.000 entrevistas na cidade de Manaus, entre os dias 23 e 25 de outubro. A margem de erro é de 3,1%, para mais ou para menos, com grau de confiabilidade de 95%, o que significa dizer que se fossem feitas 100 entrevistas com a mesma metodologia, 95 estariam dentro da margem de erro prevista.