Procon-AM notifica rede de fast-food Burger King por filas após anúncio de promoção, em Manaus
5 de novembro de 2020Clássicos do cinema mundial e curtas-metragens amazonenses estão na programação do Cineclube de Arte
6 de novembro de 2020Pesquisa realizada pela Perspectiva aponta que Amazonino Mendes (Podemos) segue em queda na preferência do público, porém, ainda se mantém em primeiro lugar na corrida à Prefeitura de Manaus, seguido do candidato David Almeida (Avante).
Amazonino Mendes lidera na estimulada (27,2%), porém, já perdeu 5,5% em 36 dias, desde a segunda rodada, publicada no dia 29 de setembro. David Almeida é o segundo, com 15,3%, seguido por Ricardo Nicolau (PSD), com 12,5%, uma diferença de 2,8%, o que corresponde a menos de 35 mil votos. No final de setembro, a distância entre os candidatos do Avante e do PSD era de 14,9%.
Após as convenções, José Ricardo (PT) vem mantendo uma estabilidade entre 9,1% e 11,5%. Ele é o quarto colocado, posição que ocupou em 2016 quando disputou a Prefeitura de Manaus pela primeira vez e conseguiu 11% naquele ano.
Capitão Alberto Neto (Republicanos) permanece na quinta posição, com 6,1%, seguido pelo Coronel Menezes (Patriotas), o segundo maior crescimento proporcional, que começou com 2,6% e agora atingiu 5,5%, no sexto lugar, superando Alfredo Nascimento (PL), que caiu para 4,0%, na sétima colocação.
Chico Preto (DC) (1,3%) e Romero Reis (Novo) (1,1%) devem disputar o oitavo lugar, enquanto Marcelo Amil (PCdoB) (0,3%) aparenta ficar em décimo e Gilberto Vasconcelos (PSTU) (0,1%), na última colocação.
Os indecisos somaram 5,6%, o que, por tradição, deverá continuar nesse patamar até o dia 14 de novembro. Brancos e nulos foram 9,5%, percentual que, dentro da margem de erro de 3,1%, deve se consolidar até o dia da eleição.
Na próxima semana, a Perspectiva vai divulgar um estudo mais compacto, e existe ainda a possibilidade de que seja realizada mais uma rodada, antes da pesquisa de boca de urna do dia 15 próximo.
Nesta pesquisa, a Perspectiva simplificou os seus questionários, coletando somente as intenções de votos espontâneos e estimulados em 1ª opção, bem como a rejeição com resposta única e mais três cenários de 2º Turno.
Cenários para o 2º turno
A pesquisa apresenta os seguintes números nas simulações para o 2º Turno: Amazonino 42,7% versus 33,8% José Ricardo; Amazonino 39,4% versus 38,9% Ricardo Nicolau; Amazonino 40,1% versus 39,8% David Almeida.
O sinal amarelo está cada vez mais forte para Amazonino, com David Almeida e Ricardo Nicolau empatando com ele no 2º Turno. Considerando-se a margem de erro, o candidato do Podemos pode sofrer sua terceira derrota em pleitos de dois turnos.
A primeira foi em 2004, quando alcançou 43,5% a 28,8% contra Serafim Corrêa na eleição para prefeito em 3 de outubro, e perdeu por 51,7% a 48,3% quatro semanas depois. A segunda, em 2018, quando Wilson Lima obteve uma vantagem de 1% no 1º Turno e ampliou para 17% a diferença no 2º Turno.