Abner Viana Quarteto apresenta show “Sessão Bossa Nova” neste sábado
27 de novembro de 2020Especialista alerta para número de casos de câncer de próstata no AM
28 de novembro de 2020O ‘’Sexta Que Dança’’ abre mais uma temporada com programação totalmente gratuita e com a proposta de ‘’Intercambiar’’. Realizado toda sexta-feira, entre 27 de novembro e 18 de dezembro, o evento terá transmissão pelo Youtube e pelo Zoom, além de duas performances presenciais em Manaus.
A iniciativa da artista independente e produtora cultural Francis Baiardi promove palestras, oficinas, apresentações artísticas, mostra de vídeodanças com o tema ‘’Corpo Experiência’’ e mesa de diálogo em parceria com renomados profissionais da dança brasileiros e internacionais.
As inscrições para as oficinas desta sexta-feira (27) devem ser realizadas pelo site Sympla, através do link bit.ly/sextaqdança. As apresentações de dança serão transmitidas pelo Youtube, através do Canal Sexta Que Dança, no link bit.ly/canalqdança, e as performances presenciais serão realizadas no encerramento da temporada.
‘’O ‘Sexta Que Dança’, para mim, é um grande encontro de vidas e afetos, e representa a resistência dos profissionais de dança e da performance. É uma felicidade trazer aos holofotes tantos artistas talentosos do Brasil, do mundo, e principalmente do Norte, do Amazonas, pois da nossa terra, nascem grandes artistas’’, contou Francis Baiardi.
A apresentação dos espetáculos, em um modo fluído, é realizada pelos próprios criadores. Convidados a se expressar artisticamente, eles ocupam de forma integral o espaço cedido pelo projeto.
‘’A nova proposta segue um modo ‘ao vivo’ de (r)existir, apresentando uma ideia inédita de composição artística’’, ressaltou a idealizadora do ‘’Sexta Que Dança’’.
Intercambiando – No sentindo de reinventar as formas de se fazer arte, o ‘’Sexta Que Dança’’ iniciou em julho deste ano um novo formato do projeto. Antes da pandemia de Covid-19, os eventos eram realizados de forma presencial, mas o momento exigiu novos olhares.
“O objetivo dessa iniciativa sempre foi promover a dança local e os artistas do Amazonas. Com o isolamento, nós abrimos espaço também para artistas de outros lugares, convidando talentos do mundo todo a estarem participando de modo virtual e ao vivo’’, ressaltou Francis Baiardi.
Assim, criando um diálogo com as quatro regiões do Brasil e com os países Argentina, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos, o evento ocorre de forma híbrida – presencial e virtual -, com o tema ‘’Intercambiando Internacional’’.
‘’É uma oportunidade de dialogar sobre arte contemporânea, criar laços criativos e afetivos, conhecer as produções de outras localidades, bem como ter uma conexão com a dança de forma interativa, orgânica e sensível’’, revelou a artista.
O ‘’Sexta Que Dança – Intercambiando Internacional’’ é realizado com apoio do Concurso-Prêmio Manaus Conexões Culturais 2020 – Dança – Lei Aldir Blanc, promovido pela Prefeitura de Manaus e pelo Governo Federal.
Corpo Experiência – Nesta sexta-feira (27), na abertura da temporada, a bailarina e coreógrafa Dudude (MG) é um dos destaques do evento. No espaço ‘’Corpo Experiência’’, quadro que convida artistas com mais de cinco décadas de experiência a realizarem uma vídeodança, Dudude apresenta ‘’Uma Xícara Azul’’.
Referência da arte corporal, Dudude atua desde os anos 70 na dança contemporânea, e foi convidada, em 2005, para se apresentar em Paris, no Ano do Brasil na França. No ano seguinte, apresentou-se na Copa da Cultura em Berlim, na Alemanha.
Em 2007, realizou uma turnê no Equador, e, atualmente continua desenvolvendo tanto um trabalho artístico quanto pedagógico, ministrando oficinas e cursos em diversas cidades do Brasil.
Acessibilidade – A acessibilidade do projeto também foi uma preocupação para a produção do ‘’Sexta Que Dança – Intercambiando Internacional’’. Todas as apresentações terão tradução em libras e audiodescrição, oferecendo para todos os corpos apreciadores da arte, a oportunidade de participar plenamente dos eventos.
Programação do Sexta Que Dança – Intercambiando Internacional
Dia 27 de novembro
9h às 12h – Abertura do evento com fala da diretora geral, Francis Baiardi, e mesa de debate com o tema ‘’A Arte na Amazônia – Inspirações da Terra’’, mediação de Jorge Kennedy e participação de Regina Maciel (AC), Léo Scant (RO/AM), Andréa Melo (RO) e Odacy Oliveira (AM/RO).
14h às 15h – Palestra ‘’Onde Mora Tua Criação?’’ de Rosangela Colares (PA)
15h às 18h – Oficina com o tema ‘’Dança e performance na perspectiva de uma composição coreográfica”, por Vagner Cruz (SP)
19h30 às 21h – Corpo Experiência: Vídeodança ‘’Uma Xícara Azul’’, de Dudude Herrmann (MG), e performances ‘’Corpo de Passagem’’, de Odete Machado (SP) e ‘’Titiksha’’ de Valeska Vaishinav (GO)
Ficha técnica
Direção geral: Francis Baiardi/ Direção artística: Dimas Mendonça/ Coordenação de produção: Rosana Brito Baré/ Coordenação pedagógica: Cléia Alves/ Edição coreográfica vídeodança: Osvaldo Rosa/ Assistentes de produção: Geovane Carvalho, Magno Fr’esil e Inês Corsino/ Intérpretes de libras e audiodescrição: Larissa Dantas e Raina Nascimento/ Assessoria de imprensa: Ana Gadelha/ Social Media: Inês Corsino/ Designer: Rosana Brito Baré/ Realização: Francis Baiardi