Presidente Figueiredo recebe o primeiro Festival Internacional de Graffiti feminino da região norte
2 de dezembro de 2020Abner Viana Sexteto e convidados em show instrumental gratuito nesta sexta
4 de dezembro de 2020O cantor paraense Nilson Chaves recebeu alta da Santa Casa do Pará, na tarde desta quarta-feira (02). Nilson chegou no hospital acometido pela Covid-19, no último dia 10 de novembro, onde foi internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Após 14 dias recebendo tratamento na UTI, foi transferido para uma enfermaria do hospital no dia 24 de novembro e hoje, voltou para casa.
Em sua saída do hospital, o cantor recebeu homenagens dos integrantes do coral Saúde e Vida ‘Maria Helena Franco’, que cantaram sucessos do artista.
Durante sua permanência na Santa Casa, Nilson disse que era difícil falar.
“Acho que isso aqui é um aprendizado e uma lição de vida linda. Vi essas pessoas todas aqui, com um trabalho lindo, não só comigo, mas com todos. Levo daqui esse carinho, essa calmaria e essa força que me deram e que dão para todos aqui (referindo-se ao tratamento dispensado pelos profissionais que atuam na Santa Casa)”.
Ao deixar o hospital, o músico falou da felicidade de voltar para casa e se emocionou com a homenagem do coral da Santa Casa do Pará.
“Como diz os companheiros aqui: cada dia é um dia, e cada dia é uma vitória. Voltar para casa e assistir essa linda homenagem são duas emoções extremamente fortes e intensas. Isso aqui não tem palavras. Só tenho que agradecer. Todos têm minha gratidão eterna”, complementou.
Sobre o tratamento recebido na Santa Casa e que é dispensado aos pacientes internados com a Covid-19, a médica Norma Assunção, diretora assistencial da Santa Casa, relata que o paciente chegou na Santa Casa no dia 10 de novembro, chegou entubado, sedado e dependente de ventilação mecânica (aparelho para ajudar na respiração pulmonar).
“Ele tinha comprometimento de 70% no pulmão, por conta da Covid-19 e precisou dos cuidados na UTI onde trabalhou-se a parte da ventilação e medicamentos. Teve a assistência de uma equipe multiprofissional altamente capacitada que atua nessas situações, com pacientes que requeiram todos os cuidados para uma recuperação. Este foi um processo que durou oito dias para que fosse retirado o aparelho e a sedação. É um paciente que teve sua reabilitação bem estabelecida pela equipe multidisciplinar e que conseguiu uma excelente evolução em seu quadro clínico”, explicou.
A médica ficou muito feliz com alta do artista e disse que espera que ele continue cantando por toda sua vida.
“Estamos muito felizes com a alta do Nilson, e é com muita satisfação que estamos devolvendo o cidadão Nilson Chaves para sua vida normal. E que ele continue encantando profundamente a todos com suas músicas”, finalizou.
O presidente da Fundação Santa, Casa Bruno Carmona, diz que a equipe técnica do hospital fez todo o atendimento adequado.
“Como fazemos em todos os nossos pacientes. Mas é natural que houvesse uma preocupação da equipe, porque além de profissionais de saúde extremamente capacitados também são fãs do Nilson Chaves, que é um ícone da nossa cultura. Agora ele está de volta, graças à Deus, alegrando os nossos corações e nos embalando com suas músicas e composições”, encerrou.