SES-AM cria comissão para realização de concurso público em 2021
2 de dezembro de 2020Parintins flexibiliza toque de recolher e libera prática de esportes coletivos
2 de dezembro de 2020O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Instituto Peabiru entregaram nesta quarta-feira (02/12) os primeiros kits conectividade da iniciativa “Rumo ao ENEM” para alunos do 3º ano do Ensino Médio que se preparam para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A ação que tem por objetivo ofertar 150 kits conectividade para auxiliar os/as estudantes que irão realizar o Enem 2020, aconteceu na Escola Estadual Benedito Almeida, localizada no bairro Mauazinho, Zona Sul de Manaus.
“Sabemos que durante a pandemia muitos jovens não tiveram acesso às aulas ou a oportunidade para estar se preparando de forma adequada e de qualidade para o Exame Nacional do Ensino Médio. Por isso, o UNICEF, em parceria com o Instituto Peabiru, está com essa iniciativa e pretende alcançar e distribuir 150 kits conectividade para adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, residentes na cidade de Manaus”, declarou Rayanne Máximo, Consultora para o Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF, em Manaus.
Durante essa primeira entrega, onde cinco alunos foram contemplados, a estudante Maria Fernanda, 18 anos, que pretende cursar administração, afirmou sobre a importância do kit durante esse momento de pandemia.
“Só tenho a agradecer o UNICEF por poder ganhar esse kit conectividade, pois vai me ajudar muito e até me motivou a estudar ainda mais para o Enem, porque nos últimos meses tem sido muito difícil sem ter acesso a internet e sem uma base para conseguir me preparar”, explicou a aluna.
“Esse kit viabiliza muito para melhorar o acesso ao ensino, pois devido a pandemia eu não tinha tanto acesso à internet e agora através dessa oportunidade vou ter como estudar, participar de videoaulas e poder aprender mais e me preparar para o Enem. Eu sou muito grato por ter sido contemplado por essa iniciativa”, afirmou Mikael Araújo, 18 anos, que pretende cursar psicologia.
A estudante Lara Pantoja, que também almeja ingressar no curso de administração, relata a relevância do kit.
“Nós, estudantes do 3º ano, que precisamos nos preparar para o Enem, fomos bastante afetados pela pandemia. No meu caso, fiquei sem telefone e não tinha como ter acesso às aulas. Agora, como ganhei o kit conectividade, vou poder me preparar melhor e me esforçar para recuperar os conteúdos”, afirmou.
Processo Seletivo
Para participar da seleção, as instituições, movimentos sociais ou representantes legais dos/as adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social que estão se preparando para o Enem, deverão preencher a ficha de inscrição on-line (formulário), disponível pelo link: https://forms.gle/k4qWxYeWcxa8x23A7 até o dia 04/12/2020.
A ação tem como foco os/as adolescentes e jovens até 18 anos – podendo incluir jovens até 21 anos e, excepcionalmente, jovens até 24 anos – em especial aqueles em situação de vulnerabilidade – como pretos/as, pardos/as, indígenas, adolescentes e jovens moradores de periferias urbanas e áreas rurais e pessoas com deficiência.
Para serem beneficiados/as pela iniciativa, os/as adolescentes e jovens deverão atender os pré-requisitos do edital. Após a análise e seleção, os/as adolescentes e jovens devem assinar um termo de compromisso garantindo a inclusão e acompanhamento das atividades referentes à iniciativa.
O termo de compromisso e demais condições podem ser consultados no edital, disponível em: https://peabiru.org.br/2020/11/30/prorrogado-projeto-seleciona-estudantes-da-rede-publica-que-estao-se-preparando-para-o-enem/
A iniciativa integra o Projeto Um Milhão de Oportunidades em que um dos objetivos é dar suporte e apoio por meio do acesso digital para o preparo dos/as adolescentes e jovens ao Enem, diante do cenário atual de pandemia e dificuldades deles ao acesso a materiais e frequência escolar, mesmo que de forma remota.
Perfil dos beneficiados
Para ser contemplado com o Kit Conectividade é necessário atender ao seguinte perfil:
· Estar matriculado em escola pública cursando o último ano do Ensino Médio ou já ter concluído, mas estar se preparando para o Enem*;
· Residir em local no qual haja cobertura de algum sinal de telecomunicação/internet;
· Não dispor de pacote de dados, assinatura ou acesso gratuito à internet;
· Estar inscrito no Enem;
· Viver em família com renda per capita inferior a R$ 178,00;
· Estar engajado/a em alguma iniciativa comunitária ou engajar-se a partir desta iniciativa.
UNICEF e Um Milhão de Oportunidades
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil é parte da iniciativa global Generation Unlimited (Gen-U, sigla em inglês) – Geração que Transforma (versão brasileira da iniciativa global). Geração que Transforma é uma parceria multissetorial global que ajuda jovens (10-24 anos) a se tornarem membros produtivos e engajados da sociedade. Tem por objetivo promover:
· O acesso ao desenvolvimento de habilidades para uma vida produtiva e participação cidadã para jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade;
· Preparação para o trabalho qualificado por meio do acesso a oportunidades de aprendizagem, mentorias e empreendedorismo;
· Aumento do número de oportunidades de trabalho decente para os jovens em situação de vulnerabilidade;
· A promoção dos adolescentes e jovens como protagonistas de uma sociedade mais diversa, inclusiva e menos desigual.
No Brasil, o Geração que Transforma é impulsionado pela iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1MiO). A iniciativa Um Milhão de Oportunidades é a maior articulação pela juventude no Brasil reunindo as Nações Unidas, instituições internacionais, o setor privado, o terceiro setor, governos e a sociedade civil para, nos próximos dois anos, gerar oportunidades de acesso à Educação de qualidade, formação em competências digitais e para o mundo do trabalho, conectividade e um milhão de vagas de trabalho decente de aprendiz, estágio e emprego formal para adolescentes e jovens vulneráveis de 14 a 24 anos, impulsionando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas por meio do protagonismo jovem.