Prefeitura integra time de expositores do I Encontro Empreendedorismo e Inovação da Amazônia
6 de dezembro de 2020Modelo híbrido de aulas adotado pela Secretaria de Educação é apresentado ao Unicef
6 de dezembro de 2020“Fizemos uma obra para durar. Cumprimos com o nosso dever”, resumiu o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, ao liberar para o trânsito neste sábado, 5/12, o trecho da avenida Mário Ypiranga Monteiro, em frente ao Fazendário Clube, bairro Parque 10, zona Centro-Sul, que recebeu obra emergencial para reconstrução da rede de drenagem profunda. Os trabalhos no local foram concluídos antes do prazo previsto de 20 dias, com a via pronta para o tráfego de veículos em apenas 12 dias após o início dos serviços.
“Eu havia falado 20 dias e entreguei em 12, poderia até ter entregue com 11 dias, mas ainda fizemos uma última limpeza e a obra está pronta, após um trabalho eficiente e feito com seriedade. Seria muito fácil e de mau gosto dar uma solução rápida e depois ela estouraria na mão de outro. Durante décadas não deram a Manaus a atenção que ela merece. Aqui poderia ter tido uma morte, desastre, mas saiu tudo certo. A nossa gestão deu a resposta certa e espero que, daqui para frente, isso seja uma prática dos próximos gestores”, declarou Arthur Neto.
A tubulação danificada, com aproximadamente 40 anos de instalação e sem manutenção periódica, já estava passando por um trabalho de recuperação pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) desde o mês de outubro, quando foi identificada a necessidade de troca da tubulação antiga.
Devido ao aumento das chuvas, a rede antiga não suportou a pressão das águas e cedeu no último dia 24/11. Por medida de segurança, pela instabilidade do terreno, o prefeito Arthur Neto determinou a completa interdição da via e o trabalho, que seria subterrâneo, passou a ser feito com a abertura da via, sendo concluído em pouco mais da metade do tempo estipulado inicialmente.
Todo o material comprometido foi retirado e substituído por uma nova rede, com tubos de alumínio utilizando uma metodologia de Tunel Line, que trabalha uma canalização subterrânea, trocando cada peça, retirando a parte antiga e substituindo por uma nova. Foi retirado o enorme buraco que havia na pista, com riscos por acumular água e fiações elétricas. Antes de receber o asfalto, as máquinas da prefeitura espalharam pedra utilizada como reforço à estrutura de rolamento da pista.
Trânsito e transporte
Durante todo o trabalho emergencial na via, a área interditada recebeu sinalização de cones para demarcação. Agentes de trânsito do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) permaneceram no local para monitorar o tráfego e orientar condutores sobre os desvios.
Fiscais de transporte coletivo também atuaram nos pontos de ônibus para informar a população sobre as mudanças temporárias nas rotas de ônibus que transitavam no trecho interditado. Com a conclusão dos trabalhos na avenida Mário Ypiranga, as linhas do transporte público coletivo que estavam com itinerários alterados voltam a circular normalmente no local a partir deste sábado.
Confira as linhas que voltam a trafegar pela avenida Mário Ypiranga
001 (Interbairros 1);
212 – Jardim Versailles – Terminal 2 – avenida Djalma Batista;
215 – Bairro da Paz / avenida André Araújo – BR-319;
217 – Bairro da Paz / Redenção / Terminal 2;
323 – União da Vitória / Manauara Shopping / Terminal 2;
328 – Conjunto João Paulo II / Major Gabriel / T2 / Cachoeirinha;
358 – Residencial Viver Melhor / Adrianópolis / Terminal 2;
414 – Conjunto Canaranas / Terminais 3 e 2 (via avenida Max Teixeira);
550 – Novo Israel / T2 / Cachoeirinha;
002 – (Interbairros 2) – Coroado / Parque 10 de Novembro / Alvorada;
128 – Santo Agostinho / Alvorada / Terminal 2.
Fotos – Mário Oliveira / Semcom