Ídolo máximo do Gavião, Hamilton deixa o clube para atuar no Mundo Árabe
12 de dezembro de 2020Supercolisor registra processo da criação de uma obra de arte registrado em clipe
12 de dezembro de 2020A Prefeitura de Manaus vem realizando obras de paisagismo e urbanismo em toda a cidade, garantindo espaços mais humanizados. Nesta quinta-feira, 10/12, a presidente da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, acompanhou os serviços em andamento na avenida Coronel Cyrillo Neves, bairro Compensa, zona Oeste, via que dá acesso à ponte Jornalista Phelippe Daou, a ponte sobre o rio Negro.
O projeto da avenida Coronel Cyrilo Neves deve plantar em torno de quatro mil mudas de espécies ornamentais, entre elas o pau-pretinho, ipê rosa, alamanda, arenca, entre outras, além da grama esmeralda.
“Já plantamos mais de 2,3 mil mudas de diversas espécies e o trabalho tem uma extensão muito grande. Tivemos o cuidado de ouvir um apelo da comunidade que utiliza parte do espaço como área de lazer, por isso repensamos o projeto para criarmos uma área mais usual a todos”, explicou a primeira-dama.
O espaço que a comunidade usa para aulas de zumba estava previsto para receber gramado esmeralda e outras mudas, mas devido ao costume dos moradores em praticar exercício físico, serão instalados pavers, bancos e iluminação.
“Em todas as obras da prefeitura ou espaços ociosos da cidade, estamos avaliando a usabilidade. Aqui teremos essa praça, que não estava no projeto original, mas acatamos a mudança, para que a população seja nossa parceira no cuidado de lugares como esse”, destacou Elizabeth Valeiko.
Ainda na vistoria, a presidente da comissão constatou uma ação de vandalismo.
“Tínhamos uma palmeira que foi arrancada, e relatos de pessoas arrancando mudas já plantadas. Eu fico extremamente triste por ser uma ação desnecessária, devemos cuidar juntos da nossa cidade. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a Semmas, realiza doações, de forma gratuita, de mudas ornamentais e frutíferas”, orientou.
Educandos
Ainda nesta quinta-feira, 10/12, a presidente da Comissão Especial de Paisagismo e Urbanismo também esteve na área inferior da ponte Antônio Plácido de Souza, que interliga o bairro Educandos ao Centro, na zona Sul. Ela avaliou o projeto de construção de um espaço moderno para os moradores que utilizam o local para atracar barcos de pequeno porte. O planejamento inicial prevê uma área de 200 metros quadrados com acessibilidade para barcos, meio de transporte muito utilizado nessa parte da cidade.
Fotos – Valdo Leão / Semcom