‘Uma das obras mais importantes’, diz Arthur, ao entregar velódromo para incentivo ao ciclismo
25 de dezembro de 2020Amazonas recebe mais 40 respiradores do Ministério da Saúde
25 de dezembro de 2020Unindo as experiências de diferentes companhias de teatro da cidade, o espetáculo “E o céu beijou a boca de Saturno”, será apresentado na noite desta sexta-feira (25), com transmissão ao vivo pelo Youtube, Zoom, Instagram e Facebook, a partir das 21h.
Com dramaturgia e atuação de Felipe Maya Jatobá, técnica e iluminação de Léo Margarido, trilha sonora de Yago Reis e direção de Wallace Abreu, a obra auto ficcional convida os espectadores para uma ceia de natal, que está especialmente sendo preparada para receber Thiago, que está fora de casa há meses.
Com projeto contemplado com o Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc, a obra percorre por memórias do ator/intérprete.
“Para este momento de pandemia pensamos em apresentar o espetáculo em formato virtual, atendendo as recomendações dos órgãos de saúde e possibilitando também um maior alcance de público, já que faremos a transmissão ao vivo por multiplataformas”, explica Abreu.
“A peça será montada em ambiente virtual, saindo do espaço tradicional e desenvolvido em ambiente não convencional por meio de um aparato tecnológico que permite ao espectador uma prática aproximada do presencial. O espectador é convidado à intimidade que realoca os sentidos e sentimentos dos personagens nessa grande espera”, completa o diretor.
Auto Ficção
“E o Céu Beijou a Boca de Saturno” é um espetáculo que fala através da escuta, tornando-a porta de entrada para os signos que o espectador encontra nesta obra, buscando atentamente um olhar sobre si e sobre o mundo de pequenos momentos que lhe cercam.
O intérprete e dramaturgo ressalta que a proposta do espetáculo vem de maneira a ampliar as possibilidades da cena do real, numa dilatação do drama auto ficcional para uma construção de narrativa a partir da telepresença, de forma que provoque os limites conceituais da virtualidade em uma peça-conversa que festeja os encontros, os afetos e a morte.
“É um drama auto ficcional construído através de pequenas crônicas cotidianas compartilhadas que busca nas experiências de vida respostas para delinear o percurso do protagonista. “E o Céu Beijou a Boca de Saturno” traz a partir desta montagem um recorte que mescla realidade e ficção, onde as dores, os sabores e a morte reacendem as questões morais e éticas da sociedade contemporânea numa perspectiva subjetiva sobre o atual momento de pandemia”, pontua Felipe.
Ambiente Virtual
A produtora Rafaela Margarido explica que o coletivo buscou aprofundar ainda mais as possibilidades criativas e técnicas por meio da plataforma de vídeo transmitida via internet.
“Não se trata de uma adaptação para o formato digital, é uma atividade continuada de pesquisa sobre a relação de presença ou não-presença em ambiente digital, parte-se da ideia de tê-la como elemento inseparável da criação cênica, trazendo o espectador virtual para a intimidade do personagem da peça”, destaca Rafaela.
Serviço
O quê: E o céu beijou a boca de Saturno
Quando: Dia 25 de dezembro às 21h
Onde: www.espetaculosaturno.com.br
Quanto: Acesso Gratuito