Edital para concurso da PF deve sair em janeiro, diz Bolsonaro
10 de janeiro de 2021Cientistas descobrem 4 novas espécies de peixes em Fernando de Noronha
11 de janeiro de 2021Por Luiz Valério
Ele começou no rádio em 1963 a convite de Carlos Alberto Ribeiro de Araújo, então diretor da Rádio Difusora de Roraima, inaugurada seis anos antes. Agora em 2021, completa 58 anos de profissão. Refiro-me ao radialista Benjamin Barbosa Monteiro, ou simplesmente, Benjamim Monteiro, a mais tradicional voz e o locutor mais antigo em atividade daquela que é a primeira emissora de rádio de Roraima, com 64 anos completados no dia 4 de janeiro.
Com seu timbre de voz grave e sua dicção inconfundível, Benjamin Monteiro foi, ao mesmo tempo, testemunha ocular (como diria o Repórter Esso) e narrador dos principais fatos políticos do estado. Noticiou, por exemplo, a assunção ao poder pela via democrática do brigadeiro Ottomar de Sousa Pinto, primeiro governador eleito pelo voto direto em Roraima.
Movimentos musicais como a Jovem Guarda e a Bossa Nova, que embalavam a vida dos brasileiros de Norte a Sul, também foram acompanhados pelo radialista, daqui, do Extremo Norte do Brasil, com muito interesse. Inclusive, um dos momentos marcantes da carreira do profissional foi o show do mega astro da música popular brasileira, Roberto Carlos, em Boa Vista.
“Aquilo foi uma verdadeira loucura”, diz Benjamin, lembrando o frisson que o então rei do iê-iê-iê brasileiro, que era o maior nome da Jovem Guarda, causou pelas bandas de cá. Ele conta que a rotina da cidade foi absolutamente quebrada, dado o alvoroço que a presença do astro da música causou naquela então pequena e pacata Boa Vista da segunda metade dos anos 1900.
A estreia de Benjamin Monteiro no rádio se deu exatamente na apresentação do hoje icônico programa Mensageiro do Ar, a atração de maior audiência de todos os tempos da grade de programação da Rádio Roraima. Curioso notar que a receita do programa era simples. Consistia basicamente na prestação de serviço, com a leitura de recados, voltada para os trabalhadores dos garimpos, para os colonos e para os moradores das áreas mais remotas do estado.
O sucesso e o respeito conquistados por Benjamin Monteiro são resultado do seu senso de profissionalismo, seu cuidado com o vernáculo (a Língua Portuguesa), sua dicção séria na leitura de notícias e, o mais importante, o respeito que com sempre tratou seus ouvintes.
Ouça o mais novo episódio do Macuxicast, onde entrevistamos essa lenda viva do rádio roraimense.