Secretaria de Cultura e Economia Criativa exibe novos documentários em rede social
28 de janeiro de 2021Wilson Lima anuncia auxílio estadual de R$ 600 para famílias em situação de extrema pobreza no estado
29 de janeiro de 2021O Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará disponibiliza para o público em seu canal do Youtube (Sesc no Pará) a palestra “Notas para uma histórica técnica da fotografia” com o fotógrafo e pesquisar Pedro Karp Vasquez.
A ação faz parte de um conjunto de atividades que o Núcleo de fotografia do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-O-Peso oferece anualmente referenciadas no acervo de câmeras antigas “Máquinas para filosofar”, em exposição permanente no Sesc Ver-o-Peso.
A palestra de Pedro Karp Vasquez é um panorama da história da fotografia, desde o seu surgimento até a contemporaneidade.
“É uma abordagem da história da fotografia que prioriza os aspectos técnicos e não somente os estéticos e sociológicos, como tem sido praxe nos livros e ensaios produzidos até o momento. Somente desta forma o trabalho dos grandes mestres da fotografia poderá ser compreendido em toda sua complexa grandeza. Assim sendo, essa palestra tenciona oferecer os fundamentos básicos para um enfoque mais abrangente da fotografia como meio de expressão e de transformação social”, comenta Pedro Karp Vasquez.
Vasquez é fotógrafo, pesquisador, com vasta atuação no Brasil no campo da fotografia (como autor e pesquisador). É autor do Dicionário Técnico da Fotografia Clássica (e de 26 outros livros), disponibilizado gratuitamente na Internet pelo Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte.Foi responsável pela criação do INFoto (Instituto Nacional da Fotografia) da Funarte, assim como do Departamento de Fotografia, Vídeo & Novas Tecnologias do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Sobre o acervo:
O acervo “Máquinas para filosofar” é composto por 89 câmeras de ferro, fole e madeira de diversos modelos, como lambe – lambe, protótipos de Daguerreótipo e da famosa “Mamute”, além de ampliadores fotográficos e projetores de cinema analógicos. Construídas artesanalmente nos séculos XIX e XX, constituem um patrimônio material e imaterial de inestimável valor, que contribui para a difusão e valorização da memória e história da fotografia, possibilitando diálogos com outros campos do conhecimento .
Desde 2010 encontra-se em exposição permanente no 3º piso do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-O-Peso e são a base referencial para a realização de toda a programação cultural e educativa desenvolvida pelo Núcleo de Fotografia do Sesc no Pará, que prioriza a valorização da memória, o diálogo entre as linguagens e a experimentação, por meio de visitas mediadas ao acervo, cursos, oficinas , palestras, debates e exposições temporárias.
Dessa forma, o Serviço Social do Comércio (Sesc) no Pará oferece ao trabalhador do comércio, seus dependentes e ao público em geral, um conjunto de realizações educativas e culturais aplicadas à fotografia, inspiradas no universo técnico e histórico contido no acervo de máquinas antigas, e ao mesmo tempo, promove a divulgação desse acervo. Na nossa plataforma no Youtube já se encontra disponível uma primeira versão da exposição virtual desse acervo, que pode ser apreciada pelo público.
Em 2020 esse projeto recebeu apoio do Departamento Nacional do Sesc, fato que possibilitou a realização de ações de conservação preventiva , inventário, curadoria e projeto de arte educação, que valorizam esse acervo, considerado por pesquisadores como um dos mais representativos da America Latina. O ineditismo e as memórias contidas nos “corpos” dessas máquinas para filolosofar” nos convidam a vivenciar o universo das imagens e construir nosso atlas de sensibilidades. Um exercício de compartilhamento de ideias e emoções, mediado por essas incríveis máquinas para filosofar.
Serviço: Youtube: https://www.youtube.com/sescnopara