Itaú e Mais Diversidade lançam terceira edição do Edital LGBT+ Orgulho
15 de fevereiro de 2021Ageman notifica Águas de Manaus por desabastecimento em diversos bairros da cidade
15 de fevereiro de 2021O documentário manauara “Os Traços Urbanos da Floresta” será lançado no YouTube na próxima segunda-feira (15) entrevistando os principais nomes do graffiti local.
O documentário “Os Traços Urbanos da Floresta” divulgou nesta sexta-feira, um teaser que convida o público manauara a conhecer os artistas que colorem as ruas da cidade. O documentário completo será lançado nesta segunda-feira (15) no YouTube. Link: http://bit.ly/2WOm30y
https://www.youtube.com/channel/UCcwwmrPwmESEC7z91jZt3_w
Num formato de obra colaborativa, o documentário nasceu da conversa entre o fotógrafo e videomaker Homero Lacerda e o graffiteiro Arab, codinome de Rogério Arab, que tem uma trajetória madura e produtiva na ampliação da cena amazonense.
A inspiração para o documentário nasceu em conversas nos bares do Centro de Manaus, quando constataram que tanto o graffiti como arte e o estilo de vida em volta da Arte de Rua tem pouca ou quase nenhuma documentação.
A produção acompanhou os artistas em suas atividades artísticas pela cidade, indo desde lugares isolados onde a floresta é a inspiração, indo também onde o graffiti mais se consolida: nos muros das favelas.
Cristine Pinagé assina roteiro e produção, o artista Jorge Liu que é um dos entrevistados também assina a assistência de produção.
“Basicamente o roteiro foi construído em cima da própria vivência de arte urbana. Procuramos por outros documentários, conversamos com o pessoal do graffiti e gravamos nos cenários em que os artistas mais se sentem representados. Procuramos acrescentar os contextos sociais envolvidos, as suas referências, acho que esse doc é um divisor de águas em Manaus”, relata Cristine.
Presença Feminina e Periférica
Débora Erê, Lore Paes, Gaby, e Zet trouxeram teor representativo para a obra, mostrando as dificuldades, maternidade e machismo dentro dessa cultura que vem se reinventando conforme sua expansão.
Além do graffiti, o documentário também investiga as diversas vertentes dessa arte de rua, como pixo, bomb e stickers.. Foram entrevistados os artistas Paradise, Zet, Arab, Liu, Olhinho, Gnos, Alessandro Hipz, Raiz, Máfia, Nixon e Knort.
Um mural também foi produzido durante as filmagens e contou com a participação de Rosie, Biels e Smith.
No teaser, um dos entrevistados, Raiz Campos, conta como o graffiti consegue também atrair jovens que em outros cenários poderiam ir pra vida do crime ao qual está exposto em sua comunidade. A função social e transformadora dessa arte tão acessível é um dos aspectos mais interessantes da obra.
“É muito mais que pintura ou material, o graffiti tá numa questão de atitude, de se expressar publicamente, ele tem essa categoria de democratizar a arte, de trazer a arte pra todo mundo ver”, ressalta Raiz Campos, um dos grandes expoentes da arte na capital amazonense e que também teve seu trabalho documentado na obra.
O documentário “Os traços urbanos da floresta” foi premiado pela Lei Aldir Blanc – Conexões Culturais 2020, da Prefeitura de Manaus.
Mais informações:
Quando: 15 de fevereiro de 2021, ás 18hrs.
Segue o trailer!