David Almeida afirma que “Apoio do Exército permitirá vacinar 267 mil pessoas acima de 50 anos”
16 de fevereiro de 2021David Almeida reúne com ministro da Saúde para alinhar estratégias da nova fase de vacinação em Manaus
16 de fevereiro de 2021Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e a Associação Médica Brasileira (AMB) vai reforçar o atendimento de pacientes com o novo coronavírus (Covid-19), em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), de três hospitais da rede estadual de Saúde do Amazonas. Dos 30 médicos, que integram o projeto “I Força-Tarefa AMB Covid-19”, 15 já estão atuando no Instituto da Mulher Dona Lindu, e nos hospitais Nilton Lins e Platão Araújo.
O objetivo da parceria com a AMB é o fortalecimento da assistência aos pacientes, que estão em tratamento da Covid-19 em UTIs. O médico e coordenador do projeto da AMB, Fernando Tallo, esteve nas três unidades hospitalares para acompanhar a atuação dos profissionais de saúde. Conforme ele, até o final do mês, outros 15 médicos devem chegar à capital amazonense para reforçar o atendimento nas UTIs, das três unidades de saúde.
“Identificamos algumas dificuldades que existiam, sabíamos que podíamos ajudar e procurando o Estado do Amazonas, a secretaria de saúde, fizemos uma parceria para viabilizar a vinda de médicos para cá, para que se mantivesse as UTIs em funcionamento e para a abertura de novas UTIs. Isso significa que, certamente, dezenas de vidas humanas aqui no Estado do Amazonas serão beneficiadas”, explicou o coordenador.
Cooperação – A médica infectologista, consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Mariana Croda, também visitou o Hospital Nilton Lins para verificar as necessidades da unidade e a possibilidade de melhoria no atendimento.
“A estrutura, o número de recursos humanos, que conseguiram implantar em tão pouco tempo e já ter condições de tratar clinicamente o enfermo de uma maneira total, com hemodiálise, com todas as terapias disponíveis, é um avanço que a gente não consegue ver em outros estados. A estrutura é magnífica, os profissionais muito engajados, e já contando com esse apoio externo, tanto da AMB, OPAS, Ministério da Saúde é que se consegue”, relatou a médica sobre a implantação dos leitos de UTI no hospital.
FOTOS: Geizyara Brandão/SES-AM