Roberto Cidade destina R$1 milhão a Barreirinha e Maués para o combate da covid-19
26 de fevereiro de 2021Edital “Prêmio Manaus Zezinho Corrêa 2021” será lançado em março
26 de fevereiro de 2021Por Yghor Palhano| As possibilidades de comunicação na sociedade passaram por um processo de evolução rápido e intenso nas últimas décadas, reconfigurando importantes aspectos na vida das pessoas.
A tecnologia e a internet impactaram as relações no mundo e com estas práticas inovadoras, os processos sociais ganharam novas dinâmicas. Com as mídias sociais, informação, entretenimento e educação passaram a ser acessados através dos inseparáveis smartphones, que ocupam grande parte do tempo das pessoas onde quer que elas estejam.
Observando o novo contexto tecnológico e a realidade do caótico trânsito da capital amazonense, o empresário e consultor de marketing digital Luiz Eduardo Leal, com o objetivo de compartilhar informações sobre o trânsito, para que as pessoas pudessem ter uma melhor mobilidade urbana, criou no dia 08 de julho de 2009, o perfil “Trânsito Manaus” no twitter, avançando em seguida para outras plataformas, como o Facebook, Instagram, whatsapp e seu site. Somando apenas as três plataformas digitais mais acessadas (Instagram, Twitter e Facebook) o número de seguidores ultrapassam 700 mil membros.
Desde sua criação, as informações postadas no perfil são geradas pelo próprio público, que passa por um local, identifica acidente de trânsito, buraco na via, infração de trânsito cometida por algum motorista, falha no semáforo, ônibus do transporte coletivo em pane, trânsito com lentidão, calçadas intrafegáveis e outras problemáticas de mobilidade urbana, registram através de foto ou vídeo de seus celulares e enviam por mensagem para as mídias sociais do “Trânsito Manaus”, que passou a facilitar o cotidiano das pessoas.
Com o passar do tempo, devido ao sucesso do perfil e a abertura de novas possibilidades de interação com o público com o surgimento de novos recursos pelas plataformas digitais, além destes flagras, a equipe “Trânsito Manaus”, passou a produzir conteúdo, que já era de alta relevância para a sociedade, com uma nova linguagem para estimular a reflexão, através de tópicos educacionais.
Com base no Código de Trânsito Brasileiro – CTB, o perfil passou a postar em seus stories enquetes com opções de resposta, que são aguardadas com ansiedade pelo público semanalmente.
“O Quizz do ‘Trânsito Manaus’ tem gerado resultados extraordinários, principalmente para as pessoas que estão na auto escola, se preparando para a prova de Legislação de Trânsito, que estão em busca de conhecimento. Nosso foco é educar neste momento de descontração e entretenimento e, através dos erros e acertos, mostrar que todos podem aprender ainda mais. O que nos motivou a elaborar este quizz, foi o resultado de uma pesquisa, onde 92% dos entrevistados apontaram que as pessoas em Manaus não respeitam as Leis de Trânsito e, em outra pergunta, 97% dos entrevistados responderam que respeitam as Leis de trânsito’, explica Luiz Eduardo Leal.
O “Trânsito Manaus” cumpre um papel social de suma importância em Manaus. Além do reconhecimento do público que segue os perfis nas mídias sociais, o Poder Público também identifica e legitima este mérito ao premiar os bons préstimos à coletividade através da informação em benefício da mobilidade urbana, com uma honraria na Câmara Municipal de Manaus – CMM e também, seu idealizador, foi convidado para participar da construção do Plano de Mobilidade Urbana de Manaus.
“Nossas postagens falam sobre mobilidade, então devido o respeito conquistado em nossa trajetória, chamamos a atenção do Poder Público para diversas demandas, que através do ‘Trânsito Manaus’, são solucionadas. Ao identificar a falta de ônibus, ônibus quebrados, inexistência de faixa de pedestre, buracos nas vias, falta de orientador de trânsito, obras de infraestrutura constantes, ausência de sinalização adequada e trânsito carregado entre outras problemáticas de mobilidade, conseguimos resultados positivos para o benefício da população. Nossa constância, consciência e coerência é o nosso alicerce para mais de 10 anos de sucesso e reconhecimento”, afirma Luiz Eduardo Leal.
O condutor Joelson Souza fala de suas experiências e impressões sobre o perfil “Trânsito Manaus”.
“Sigo o “Trânsito Manaus” faz pouco mais de dois anos e vejo como é importante para mim, as referências que ele me dá. Lá no perfil, vejo dicas, escolho rotas alternativas quando postam acidentes e mostram que o trânsito está complicado em determinada área da cidade. Na verdade, acredito que o ‘Trânsito Manaus” faz parte da nossa família, pois ele influencia meu filho mais velho que tem moto, meu filho mais novo que anda de bicicleta, minha sogra que é usuária de transporte público e minha esposa e a mim que passamos bastante tempo no trânsito de carro. E claro, todos nós amamos o joguinho de perguntas e respostas, e fazemos uma competição para quem acerta mais todas as semanas”, conta o seguidor.
Outras mídias que também atuam em mobilidade urbana
Quem depende do transporte coletivo público para se locomover na área urbana e rural da cidade de Manaus, também conhece e convive com todas as dificuldades que os usuários deste setor sofrem, principalmente pela constante troca de linhas, com a falta de comunicação das concessionárias e com a desordem generalizada presente neste agente de mobilidade.
Toda esta ineficiência, também reflete diretamente nos turistas que visitam a capital amazonense e encontram grandes dificuldades de identificar como chegar em determinado local com o transporte coletivo devido esta falta de informação.
Para atender estes usuários do transporte coletivo público, que encontram um impasse de itinerário, identificamos o site www.onibusmanaus.com.br, que além de estar permanentemente atualizado, se tornou a principal referência online para tirar dúvidas de como chegar no destino desejado com transporte público em Manaus. Fácil e intuitivo, o “Ônibus Manaus” indica o número do ônibus e seu itinerário completo.
Já no perfil do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana – IMMU, órgão responsável pela gestão de trânsito em Manaus, é possível verificar que suas postagens são mais direcionadas para mostrar sua atuação na fiscalização do trânsito, fluidez no tráfego e segurança à circulação viária.
Além das postagens que apontam esta atuação de gerenciamento do trânsito, também é possível constatar diversas publicações de educação no trânsito.
O comportamento digital das pessoas e a utilização das mídias sociais de educação para o trânsito, tem papel fundamental na sociedade contemporânea, facilitando a mobilidade urbana e orientando qual a maneira adequada e legal de se portar no tráfego urbano.
Foto: Wagner Moreira e Divulgação/ Internet