Revista Posto68 de arquitetura e urbanismo, política, artes e literatura está com submissões de trabalhos aberta
1 de março de 2021David Almeida se reúne com representantes do comércio local para ouvir demandas e sugestões
1 de março de 2021Março começa com a segunda edição do FEMMEFEST, festival que tem o objetivo de promover o protagonismo feminino na cultura, em especial na música. O evento será transmitido neste sábado (06), a partir da 19h, no canal FEMMEFEST no YouTube. Esta segunda edição, que contará com programação totalmente digital, foi selecionada na Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, em edital do Governo do Pará, por meio da SECULT.
Com o tema As Três Marias, o FEMMEFEST 2021 quer fortalecer o trabalho e a arte das mulheres. Desde a primeira edição, ele é massivamente realizado por uma equipe feminina.
“A ideia do festival, quando surgiu, era dar um suporte para a Banda Icamiabas que queria gravar o seu álbum, mas aí ele acabou extrapolando barreiras. Agora a gente está conseguindo abranger mais mulheres e linguagens artísticas em mais lugares do país”, explicou Caroline Leal da equipe de produção.
MULHERES NO PALCO
Os shows ficam a cargo da Banda Icamiabas, Grupo Encanto do Tambor, Aurora Punk, Banda Amurians e Brenda Zeni. As performances ficam por conta do Coletivo Mulheres de Ananindeua em Movimento e de Tarsila França. Já os bate-papos e palestras terão a presença de Lívia Noronha, Eliana Bogéa e do Coletivo Tudo Pelas Mulheres – TPM integrando a programação que é 100% feminina.
“Pretendemos atingir o maior número de pessoas possível, levando ao Brasil e ao mundo o brado dessas guerreiras pela diversidade cultural e pela história de nossas mulheres, atingindo positivamente a vida de todo aquele que precisa ouvir nossa voz”, disse Sheila Moutinho, integrante da Banda Icamiabas e idealizadora do festival.
VOZES QUE NÃO PODEM SER SILENCIADAS
Se por um lado a pandemia da COVID-19 resultou na versão online do FEMMEFEST e na possibilidade de intercâmbio com a produção feminina de fora da capital paraense, por outro a consequência do atual cenário está marcada na pele e na vida das mulheres, principalmente das mais pobres e vulneráveis.
A violência contra as mulheres aumentou com o isolamento social, quando muitas delas ficaram em casa presas com seus agressores. Desde a sua programação artística até as suas palestras e debates, o FEMMEFEST aborda a importância de se romper silêncios.
O festival visa chamar atenção para este cenário. São muitas Marias com seu pedido de socorro abafado sem saber para onde ir e a quem recorrer. O evento quer denunciar estes casos e orientar as mulheres.
SERVIÇO:
O quê: II FEMMEFEST
Quando: 06 de março de 2021, a partir das 19h.
Onde: canal FEMMEFEST no YouTube.
Este projeto selecionado foi contemplado na Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, em edital do Governo do Pará, por meio da SECULT.