UNICEF desenvolve parceria com Rede de Comunicadores Indígenas no combate à Covid-19
2 de março de 2021Confira a Lista de contemplados do Auxílio Manauara
2 de março de 2021A Casa de Artes Trilhares se muniu de acolhimento e esperança para o ano de 2021. Driblando alguns dos muitos desafios do ensino e difusão da cultura, em Manaus e no Estado do Amazonas, a Casa mantém as portas abertas e disponíveis para a formação artística desde a infância.
O processo de volta às aulas na Casa de Artes será on-line e estará oferecendo turmas de teatro, cinema, corpo e voz. Todos os cursos vão acontecer no formato virtual e a princípio devem permanecer dessa forma por dois meses.
De acordo com a Rafaela Margarido, coordenadora da casa, a ideia é que o curso se mantenha com a mesma qualidade do curso presencial.
“A diferença é que nós vamos dividir os planos de aula do curso em três momentos para entender que o teatro é uma ferramenta de transformação”, disse.
Rafaela explica que os professores vão utilizar de jogos teatrais para conter ansiedade, trabalhar com oficinas de escrita criativa para pessoas que querem se expressar melhor nesse momento de pandemia, isolamento e distanciamento social.
“O primeiro momento em todas as aulas é sempre o que nós chamamos de acolhimento, onde nossos alunos vão conversar como se fosse uma rede de apoio através de exercícios que trabalham respiração e controlem a ansiedade. Outro momento do curso são os conteúdos programáticos onde os alunos participam das aulas normalmente e o terceiro momento contém os intercâmbios virtuais”, explicou.
Rafaela conta que as turmas de teatro musical vão ter intercâmbio com a renomada atriz Simone Gutierrez, a turma de cinema vai ter encontro com Silvério Pereira, um dos atores do filme ‘Bacurau’.
A turma dos adolescentes e as crianças vão ter um encontro com a Thalita Rebouças e vão poder conversar sobre escrita criativa, dramaturgia pro teatro e cinema.
“A gente procurou pegar grandes artistas do Brasil e utilizar o motivo de estarmos afastados mas promover uma conexão maior através da internet com nossos alunos e artistas”, finalizou.
No intercâmbio virtual com artistas da TV, escritores, cinema e teatro musical vão participar os artistas nacionais: Luccas Papp, Thalita Rebouças, Cristiana Oliveira, Silvero Pereira, Simone Gutierrez e Maria Clara Rosis.
Projetos para Casa 2021
Destaque em 2020, o musical ‘Aventuras de Matilda’ também terá outras apresentações em 2021. O musical estreou em 2020 e a previsão são 2 sessões em 2021 (ainda sem datas definidas).
Outro evento produzido pela casa será o Festival de Cenas Curtas 2021, onde os alunos poderão exibir alguns resultados dos estudos. Também ocorrerá a tradicional Mostra de Espetáculos, que reúne famílias e amigos anualmente para uma grande celebração das artes.
Como o trabalho não para, a casa de artes será palco da 2ª edição do projeto de ocupação artísticas.
6 anos trilhando a arte
Com seis anos de existência e com forte atuação no mercado de ensino das artes na capital manauara, a Casa de Artes Trilhares presta um serviço que vai além do ensino das artes. Um dos pólos de ensino e formação artística em Manaus, a escola é administrada pelo casal Rafaela e Léo Margarido.
A casa oferece cursos e oficinas em diversas vertentes culturais, tanto para profissionais quanto iniciantes, além de disponibilizar a casa para diversas manifestações artísticas.
As turmas recebem alunos a partir dos 5 anos com turmas para crianças, adolescentes e adultos. Mais informações e matrículas, são respondidas através do telefone 92 9298-5532 ou pelas redes sociais da Casa de Artes Trilhares e as matrículas podem ser realizadas até o dia 20 de março.