“Estamos trabalhando com a ciência”, diz David Almeida, após Manaus se tornar referência nacional no combate à Covid-19
28 de março de 2021Concertos da Amazônia Jazz Band e Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz podem ser acessados no Palco Virtual
28 de março de 2021Cinco crianças insones acreditam que tiveram seus sonhos roubados. A partir daí, elas mergulham em seus medos e inseguranças, mas iniciam o resgate desses sonhos. Este é o enredo da nova criação do encenador amazonense Tércio Silva, intitulada “Cabelos Arrepiados”, a ser transmitida nos dias 18, 19 e 20 de abril, sempre às 17h, no canal do Youtube do Buia Teatro. O espetáculo é uma opereta dedicada ao público infanto-juvenil.
Escrito por Karen Acioly (RJ), o trabalho explora a imaginação e o olhar infantil do cair da noite, as ideias que surgem a partir do medo, a incomunicabilidade dos pais com os filhos e o bombardeio diário de informações nos meios de comunicação.
“Com bonecos e com música cantada e tocada ao vivo, esperamos brincar com os medos divertindo as crianças e os adultos”, afirma Tércio.
Abordagem
No texto, Karen mergulha no universo dos contos de Hoffman, Wilhelm Bush, Edgar Alan Poe e Tim Burton para inventar os seus próprios contos fantásticos. Os contos mexem com os medos e mistérios ligados ao universo das mitologias, dos símbolos e dos signos, mas que também fazem parte do cotidiano atual.
Entre os temas sociais abordados pelo espetáculo está a identidade de gênero, por exemplo. O conto relacionado ao tema conta a saga do garoto Tico, que quer se transformar em uma cobra.
“Na verdade, ele só quer carinho e atenção. Ele não consegue controlar os pés e o sentimento que ele tem sobre ele mesmo”, coloca o diretor. Outro personagem é o “Mau Pensamento”, que surge na história com a missão de “destruir” os sonhos bons.
Na engenhosa montagem do encenador amazonense, a trama busca se comunicar com vários públicos.
“Me deixei invadir pelos sites de curiosidades que as crianças hoje ‘dominam’ e me envolvi nesse universo criado por Karen Acioly para compor uma linguagem cênica que pudesse ter diálogo direto com todas as faixas etárias, mas sem deixar de abordar assuntos importantes”, destaca Tércio.
Embora seja infantil, o espetáculo também traz à tona lembranças e reflexões acerca dos medos vividos pelos adultos, declara Silva.
“Por exemplo: eu tenho os meus pesadelos à noite e às vezes são os boletos, a ansiedade, a falta de grana… tentei trazer um pouco desse lugar em que todos nós, independente das nossas idades, deixamos de dormir por conta dos nossos medos e pesadelos. E, às vezes, só precisamos enfrentá-los. Olhar de frente, e sonhar de novo com eles para enfrentá-los”.
Sinopse
Cinco crianças insones acreditam terem tido seus sonhos roubados. Suspense, amizade, medo e amor compõem o texto, que brinca com as diversas formas de narrativas dramáticas do teatro. Que criança nunca ficou acordada de noite, encolhida na cama, imaginando coisas horríveis? Quando o sono escapa, a mente é capaz de criar os mais assustadores pensamentos, e qualquer sombra ou barulho se transforma em ameaças terríveis.
“Cabelos Arrepiados” conta a história de crianças insones que enfrentam os perigos gerados pelos maus pensamentos e pelos sonhos ruins, brincando com a imaginação de forma surpreendente e bem-humorada.
Apoio
Esse projeto foi contemplado pelo Edital – Prêmio Conexões Culturais 2019, Prefeitura de Manaus – Manauscult e Edital – Prêmio Feliciano Lana – Lei Aldir Blanc, Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Governo do Estado do Amazonas.
Serviço
O quê: Espetáculo “Cabelos Arrepiados”, de Karen Acioly com direção de Tércio Silva, e produção de Buia Teatro e UM Teatro Produções
Onde: Canal do Youtube do Buia Teatro (o vídeo vai ficar disponível por 72 horas)
Quando: Dias 18, 19 e 20 de abril, a partir das 17h
Foto: Divulgação