Inscrições abertas para o curso on-line de Libras da Seduc-AM em parceira com o Instituto Social Norte Brasil
31 de março de 2021Atletas da ginastica aeróbica apoiados pela Seel disputarão etapa mundial da modalidade no Egito
31 de março de 2021A Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), órgão que gerencia o Programa do Artesanato Amazonense, informa que o Portal do Artesanato Brasileiro (PAB), acessado para efetuar o pré-cadastro e cadastro da Carteira Nacional do Artesão, a partir desta quarta-feira (31/03), será migrado para a plataforma Gov.br. Dessa forma, o portal, que era acessado no endereço www.artesanatobrasileiro.gov.br, agora terá acesso pelo www.gov.br/artesanato. O objetivo do portal é viabilizar agilidade e segurança para os artesãos que desejam obter a carteira profissional.
A Carteira Nacional do Artesão é uma identificação nacional para artesãos de todo o Brasil. Além disso, ela oferece diversos benefícios, como a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, a isenção de 100% da cobrança de ICMS de produtos artesanais comercializados e a emissão de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA).
Durante o processo da emissão da Carteira Nacional do Artesão, o profissional interessado passará pelo pré-cadastro, no endereço www.gov.br/artesanato, cumprindo todos os requisitos exigidos durante a inscrição. Em seguida, deverá esperar pela confirmação do colaborador da coordenação estadual indicando se o produto apresentado foi aprovado ou não.
O prazo estimado para a confirmação é de até três dias úteis. Se aprovado, o artesão já recebe a carteira profissional pelo e-mail ou número de telefone, conforme informado durante a solicitação.
Por fim, nos casos de renovação da carteira, o artesão poderá fazer a solicitação via telefone no número (92) 99447-7871, ou no e-mail: artesanatoam@sedecti.am.gov.br, onde responderá algumas perguntas exigidas pelo sistema e se desejar, cadastrar novas habilidades.
Imagem: Divulgação/Setemp