‘Manaus está dando a volta por cima, mas precisamos manter os cuidados’, destacou David Almeida, em entrevista à ‘Veja’
16 de abril de 2021Artista amazonense, Alessandra Vieira, lança suas músicas em formato Videokê
16 de abril de 2021A websérie “Endemia” estreará nesta sexta (16/04), às 23h na TV UFAM (Canal 8 NET Digital), Cine Narciso Lobo. A exibição será semanalmente com episódios novos, às sextas e reprises durante a semana.
A websérie é indicada na categoria ‘Melhor produção audiovisual com temática e preocupação ambiental’ no Festival de Audiovisual Cawcine promovido pela CAW Produções.
A produção audiovisual tem direção geral e roteiro de Diogo Ramon, direção de fotografia de Murilo Barbosa, produção geral e assessoria de Kelly Vanessa, conta no elenco com Akilles Anderson (Leonardo), Mayara Cabral (Elizabeth), Neuriza Figueira (Maria), Stephane Bacelar (Natália) e Vânia Rosas (Nádia), além da atuação de Diogo Ramon que também é ator, como o personagem Igor e Murilo Barbosa como Luiz.
A obra audiovisual é um trabalho documental e ficcional que mistura a rotina de isolamento social de sete artistas durante o ano de 2020 com a vida de sete personagens que eles próprios interpretam.
A dramaturgia do roteiro ficcional se resume na vida dos jovens Igor, Leonardo, Natália e a enfermeira Elizabeth, junto da artista Nádia e de Maria e Luiz que são mãe e filho, sete pessoas que residem na cidade de Manaus e tiveram de enfrentar várias dificuldades diárias com a chegada da pior pandemia dos últimos tempos.
Dividido em cinco episódios que retratam doze meses, são apresentadas questões vivenciadas durante o isolamento social: dificuldades financeiras, uma rotina cansativa e a relação à distância por meio das novas tecnologias.
Os sete cidadãos são colocados frente a frente com endemias sociais que há muito tempo existem, mas não são tão explícitas e sentidas quanto as problemáticas provocadas pelo efeito pandêmico.
Os sete atores intérpretes destes personagens dividem seus relatos, desabafos e reflexões, tornando ficção e realidade cada vez mais íntima, e transformando dramaturgia em documentário. A pergunta chave para o argumento da produção criativa é: “Quando o bem comum se tornará endemia e quando estaremos totalmente imunes do mal desta pandemia?”.
A websérie ‘Endemia’ foi produzida por artistas independentes de Manaus, contando com profissionais na área do teatro e do audiovisual, que realizaram todas as filmagens e reuniões técnicas à distância, em suas próprias residências.
‘Endemia’ foi contemplada no Edital – Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 por meio da Lei Aldir Blanc, que contou com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult) por meio da Prefeitura de Manaus, e também da Secretaria Especial da Cultura por meio do Ministério do Turismo do Governo Federal.
Inscrita no Festival Cawcine e concorrendo com várias outras produções brasileiras, a websérie manauara foi indicada para a categoria ‘Melhor produção audiovisual com temática e preocupação ambiental’.
O diretor Diogo Ramon ganhou o Troféu Destaque do evento pelo “lindo trabalho apresentado no Cawcine 10 anos, com relevância e qualidade”.
Com dez anos de carreira, tendo a honra de dirigir pela primeira vez um trabalho no audiovisual, e ainda representar Manaus num festival nacional, o jovem ator de 22 anos Diogo Ramon faz algumas considerações.
“Pensar no combate à pandemia, é pensar no bem comum de todos os terráqueos. Produzir um trabalho audiovisual com um conteúdo sobre uma situação que estamos vivendo em coletivo, e levar um discurso de cuidado com a vida humana, não só nas cenas, mas nos bastidores também, pensando nos trabalhadores que ali estão e nos seus familiares e amigos é pensar na casa comum, no meio ambiente, numa preocupação ambiental. É lutar contra o vírus causador da pandemia, e contra os tantos que produzem o egoísmo e a hipocrisia”.
O Cawcine é um Festival Multicultural Nacional de Cinema Independente que está completando 10 anos. Sua história iniciou focando no ambiente escolar e universitário, e nos últimos anos acabou se tornando aberto para todo Brasil.
O evento é realizado pela CAW Produções, um Coletivo de Artistas Independentes, que visa incentivar e estimular obras audiovisuais de todo Brasil. O festival conta anualmente com uma programação variada que busca também fortalecer produções realizadas com o celular, enriquecendo a criação cinematográfica Nacional e de Língua Portuguesa, bem como incentivar as que possam ser mais sustentáveis.
O Festival cultiva a sua programação em diversos formatos e plataformas digitais. O tema da edição de 2021 é livre e conta com o ‘Melhor produção audiovisual com temática e preocupação ambiental’ ou ‘Atenção ao Meio Ambiente’ e ‘Melhor Filme feito por Mulher’ em homenagem ao mês de março.
A premiação do Festival iria ocorrer no último dia 31 de março, em algumas salas de cinema no estado do Rio de Janeiro com sessões de premiação e exibição dos trabalhos selecionados, porém foi adiado por conta dos decretos do estado em combate ao alto contágio do virus da pandemia. Mas o evento já iniciou de forma online por meio das plataformas digitais. Por medida de segurança e de cumprimento do discurso apresentado no conteúdo do projeto, a equipe da produção manauara resolveu participar à distância do festival, evitando a viagem ao Rio de Janeiro neste momento delicado em que o Brasil passa por uma crise sanitária provocada pela segunda onda da pandemia e um colapso na rede hospitalar.
Para quem ainda não assistiu a websérie, vale lembrar que além de estar acessível na TV UFAM e na programação do evento do Rio de Janeiro, ela também se encontra disponível no YouTube, no canal Diogo Ramon (youtube.com/diogoramonoficial). E como forma de comemoração pela indicação num evento nacional, a equipe lançou o Making-of da produção ‘Endemia’, no último dia 26 de março. Com quase uma hora de duração, o documentário apresentará as curiosidades sobre como a série foi gravada nas casas dos atores, e como em menos de três meses tudo ficou pronto.
O trabalho produzido visa deixar os espectadores mais próximos dos artistas, mantendo um diálogo e uma rede de trocas que se faz necessária nesse momento difícil no Brasil.