Noite das mulheres no Festival Lona Aberta desta sexta-feira (23/04)
23 de abril de 2021Prefeitura de Manaus conclui aplicação da primeira dose da vacina do grupo com comorbidades
26 de abril de 2021A cidade de Presidente Figueiredo, localizada a 107 Km de Manaus, receberá nos dias 23 e 24 de abril, a “Experiência Flutuante – MusiCircus”, uma performance apresentada pelos artistas circenses Jean Winder e José Arenas, acompanhados pela musicista Taiara Guedes, que propõem um passeio poético entre dois universos: da acrobacia e da música.
A performance “Experiência Flutuante – MusiCircus” transita pela frequência musical e desafia a gravidade, através da técnica e da suavidade desta experiência cênica, onde o circense Jean Winder presenteia o público com demonstrações de “parada de mãos”, acrobacia que mistura equilíbrio e força, enquanto a musicista Taiara Guedes guia o enredo da performance com um repertório musical ilustrado pelo som do violino e base instrumental rica em sonoridades.
Experiência Flutuante terá duração de 30 minutos, contando com trilha sonora autoral, acrobacias com alto nível técnico e uma elaborada composição de duas linguagens artísticas: a música e a expressão corporal, que se completam em uma performance cênica.
Jean Winder fala sobre esta apresentação que promoverá um importante intercâmbio cultural e de conhecimentos em Presidente Figueiredo, uma cidade que transborda cultura e arte.
“A performance ‘Experiência Flutuante – MusiCircus’ propõe um jogo que enfatiza as relações entre os elementos que sustentam e dão vida à arte circense e a música. Como por exemplo a gravidade, o tempo, a velocidade, a memória e as emoções. Através desta experiência os artistas criam um universo ilustrado pela virtuose circense e projetado pela vibração sonora, criando um diálogo afetivo com o público. A proposta da performance nasce do interesse dos artistas de trocar experiências em prol da investigação e criação cênica, buscando desta forma, incentivar o intercâmbio entre as linguagens artísticas e também estimular a prática artística em tempos pandêmicos”, afirma o artista.
Proposto para os artistas da cidade, a atividade cultural acontecerá nos dias 23 e 24 de abril, na Praça da Juventude, a partir das 19h30, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária exigidos para a execução do projeto.
A titular da Secretaria Municipal de Cultura e Eventos de Presidente Figueiredo, Ieda Nicacio, fala sobre a importância do projeto para o município e para os artistas locais.
“Vivemos este complicado momento de pandemia, mas seguindo todas as medidas de segurança, ter este momento de promoção do acesso à cultura e impulsionar a integração entre artistas sempre é importante e necessário. Nossos artistas locais poderão presenciar uma arte que só é vista, pela maioria, através das telas da TV e dos celulares. Despertar nas pessoas o interesse pela arte circense, também é um meio de valorização desse profissional”, explica a Secretária Ieda Nicacio.
O projeto “Experiencia Flutuante – MusiCircus” com produção cultural e executiva de Jean Winder e Taiara Guedes, foi contemplado no Edital Público N° 07/2020- Programa Cultura Criativa 2020/ Lei Aldir Blanc- Competição para concessão do Prêmio Encontro das Artes para projetos Artísticos, Culturais e de Economia Criativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, na Modalidade shows e espetáculos artísticos.