Polícia Civil do AM esclarece como é caracterizado o crime de abandono de incapaz e como denunciar
26 de abril de 2021Polícia Civil do AM cumpre mandado de prisão por homicídio qualificado em Presidente Figueiredo
26 de abril de 2021A aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 já começou e o número de faltosos nessa etapa tem causado preocupação à Prefeitura de Manaus. De acordo com o levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 7.361 pessoas ainda não cumpriram o ciclo de proteção contra a doença com a segunda dose da CoronaVac/Butantan.
Para resolver essa situação, o prefeito de Manaus, David Almeida, determinou uma busca ativa para encontrar os faltosos. A atividade está sendo realizada por dez atendentes, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), que diariamente entram em contato com as pessoas que ainda não foram aos postos para tomar a segunda dose da vacina.
Na primeira fase da vacinação, o CCC atuou na atualização do “Vacinômetro”, fortalecendo a transparência da atividade ao alimentar o sistema com os dados, quase que em tempo real. Segundo o superintendente do Centro de Cooperação da Cidade, Sandro Diz, a cooperação entre as pastas tem sido fundamental e até o momento três mil pessoas já foram contactadas.
“Desde o início da gestão, o prefeito David Almeida pede que o trabalho seja unificado, acelerando as respostas à população e garantindo que Manaus seja sempre prioridade. Assim como atuamos na primeira fase, neste segundo momento o CCC soma esforços com a Semsa no resgate dessas pessoas, que ainda não foram tomar a segunda dose. Até a última sexta-feira, conversamos com mais de três mil usuários”, disse o superintendente.
A titular da Semsa, Shádia Fraxe, alerta sobre a importância das pessoas que estão em atraso, fecharem o ciclo de imunização contra a Covid-19, e comparecerem a um dos sete pontos de vacinação espalhados em todas as zonas de Manaus, no horário das 9h às 16h.
“Aquelas pessoas em atraso com a segunda dose precisam saber que só ficarão imunizadas ao concluir todo o processo de vacinação”, enfatiza a gestora da Saúde.
Especialistas já garantiram que a vacinação é a forma mais eficaz de controlar e baixar os índices de casos da doença em Manaus. E esse compromisso vem sendo reafirmado pelo Executivo municipal, que já chegou a liderar o ranking nacional de imunizados.
Dona Cléa Uchôa, 84 anos, recebeu a ligação da prefeitura e agradeceu o lembrete. “Foi bom para lembrar e agora eu vou, se Deus quiser, não vou perder de jeito nenhum, porque eu quero a minha saúde. Essa iniciativa é muito boa, porque têm muitos idosos que não lembram. Meus irmãos todos já foram e agora só falta eu”, completou.
Prazos
São considerados em atraso, aqueles usuários que tomaram a primeira dose da CoronaVac/Butantan ou da AstraZeneca/Oxford e não compareceram aos postos de vacinação na data indicada pela Semsa. Os fabricantes recomendam que a segunda dose seja aplicada no prazo de até 28 dias para a CoronaVac e de 84 dias para a AstraZeneca.
Para organizar o atendimento, evitando aglomerações e reduzindo o tempo de espera, a Semsa faz o agendamento eletrônico da segunda dose pelo sistema “Imuniza Manaus” (https://imuniza.manaus.am.gov.br/). No entanto, o usuário que não tem cadastro, pode verificar a data indicada na carteira de vacinação e ir diretamente ao posto para receber a vacina.
Os que perderam a data, seja a indicada pelo “Imuniza Manaus”, seja a da carteira, podem e devem receber a segunda dose, bastando procurar um dos postos da Semsa.
“A recomendação do Ministério da Saúde é para que o esquema vacinal seja concluído, ainda que com atraso”, reforça a secretária Shádia Fraxe.
Oito postos de vacinação funcionam de segunda a sábado, das 9h às 16h, sendo que o da Escola de Enfermagem, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na zona Centro-Sul, é ponto exclusivo para trabalhadores de saúde.
Fotos – Valdo Leão / Semcom