David Almeida destaca metas para a Saúde e firma pacto com diretores de gestão
2 de maio de 2021Sec lança ‘Correio do Amor’ para o Dia das Mães
2 de maio de 2021Durante o isolamento social decorrente da pandemia de Covid19, um grupo de artistas amazonenses usaram as suas diferentes habilidades e produziram um filme curta metragem baseado no poema “Inverno Torturador” de autoria de Flávia Redman. O poema foi inspirado em fatos reais e retrata uma vítima de violência sexual e o seu sofrimento.
O projeto é totalmente independente e os próprios artistas atuaram, gravam e fizeram todo o trabalho de edição. O objetivo era reproduzir de maneira artística, dramática e ao mesmo tempo chocante e poética (mas não romantizada) a realidade cotidiana da violência sexual que ocorre, principalmente, dentro dos lares e que apresentou acentuado crescimento durante a quarentena.
O curta metragem, foi gravado em dispositivos simples como celulares, câmera não profissional, e todo editado em aplicativos gratuitos para celular.
Contou com a participação de um elenco renomado no meio audiovisual amazonense. Como ator principal, Akilles Anderson e na direção de fotografia, Murilo Barbosa, ambos vencedores do prêmio de Melhor Projeto Ambiental no Festival Nacional Audiovisual Cawcine do Rio de Janeiro em 2021 com a websérie Endemia. Akilles Anderson está atualmente em carta no espetáculo A Branca de Neve ao som dos Beatles.
O intuito principal do projeto é chamar a atenção da sociedade sobre o aumento no número de casos de violência sexual durante esse período em que as pessoas foram obrigadas a permanecer em casa por conta do vírus, ao mesmo tempo em que desejamos que as vítimas de qualquer tipo de violência sintam-se encorajadas a procurar ajuda e realizar denúncia através dos canais policiais oficiais. Espera-se ainda que este projeto esteja trazendo incentivo ao cenário cinematográfico amazonense.
Inverno Torturador será lançado oficialmente no dia 11 de maio de 2021 na plataforma do Youtube no canal “Murilo Barbosa”, do cineasta Murilo Barbosa e no no IGTV no Instagram do ator Akilles Anderson (@akillesanderson). O trailer oficial foi lançado em 30 de abril nos endereços eletrônicos citados acima.
Sobre a equipe:
Flávia Redman
Escritora independente, Turismóloga formada pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA-ESAT), pós graduada em Docência da Língua Inglesa, graduanda em Letras – Língua Inglesa, ciclista de aventura, fundadora de um grupo de ciclismo em Manaus, adepta de viagens de “mochilão” e voluntária há mais de dez anos na causa animal e social onde desenvolveu projetos que foram veiculados na imprensa televisiva local. Desde criança é ligada a área das artes, seja na literatura quando começou a escrever aos nove anos de idade ou na dança quando participou de aulas de jazz na antiga escola Arnaldo Peduto. O curta metragem “Inverno Torturador”, baseado no seu poema de mesmo título, é o seu primeiro trabalho como diretora na área do audiovisual. Flávia teve recentemente um de seus poemas lançados na Antologia em Ebook Poesias ao Luar II.
Informações para contato: E-mail: redmanflavia@gmail.com| Instagram: @flavia_redman| Fone: (92) 99105-1378
Murilo Barbosa
É manauara, escritor, ator e diretor cinematográfico. Como ator, participou do curta “O som do teu coração”, além de outros projetos audiovisuais. Dirigiu o curta metragem “Pós quarentena” que foi apresentado no Festival Olhar do Norte 2020. Ainda em 2020, participou como diretor de fotografia da websérie “Endemia”, a qual recebeu indicação na categoria Melhor Projeto Ambiental no Festival Cawcine na cidade do Rio de Janeiro. Murilo Barbosa, como still e making of, participou do curta vencedor do prêmio de melhor Direção de fotografia no Festival Pirarucurta 2020, intitulado “O caso Tucumã”. Como autor, possui quatro contos publicados no livro “Todas as vozes – um manifesto literário”. Atualmente faz faculdade de Letras na Universidade do Estado do Amazonas (UEA-ENS).
Informações para contato: E-mail: mrrogerney@gmail.com| Instagram: @murilo_barbosa_92| Fone: (92) 98272-9660| Linktree: linktr.ee/murilo_barbosa_92
Akilles Anderson
É manauara, ator, cantor e graduando em Licenciatura em Teatro na UEA -ESAT, onde teve a oportunidade de estudar com artistas locais de grande referência na técnica vocal. Participou de diversos musicais como “Amazônia – os encantos da floresta”, “Ceci e a estrela” com direção de Jorge Kennedy, “Yaskaarte a audição” com direção de Iasmin Benayon e “Caixa Mágica do Natal” na direção de Mateus Sabbá, o qual foi vencedor por voto popular na categoria Musical Norte do Prêmio Brasil Musical. Como cantor, passou por diversos corais semi profissionais na cidade de Manaus e participou de diversas programações aclamadas pelo público como “Para sempre criança”, “Playbill”, participou ainda do Festival de Ópera de Manaus “Mater Dolorosa – recitais e cantatas natalinas”. No áudiovisual, o ator participou de curta metragens independentes como “Ctrl Shift N” e “Endemia”, sendo este último indicado na categoria de Melhor Projeto Ambiental no Festival Cawcine na cidade do Rio de Janeiro.
Informações para contato: E-mail: amdersoma2@gmail.com| Instagram: @akillesanderson| Fone: (92) 98500-3538| Facebook: Akilles Gomes
Luísa Fernanda
Apaixonada por cinema, dança, teatro e gastronomia, é formada em Letras – Língua Portuguesa pela UEA-ENS. Luísa Fernanda é professora no Ensino Fundamental e durante a pandemia de coronavirus, desenvolveu o projeto “É só pro 7º” no qual são transmitidas vídeo aulas através da plataforma Youtube. O projeto ainda conta com um blog onde são postadas as atividades para os alunos. Durante a quarentena, Luísa se aproximou das artes audiovisuais e participou, como figurante, de projetos cinematográficos como o longa “Ramires entre vampiros” e nos curta-metragens “Jucylene” e “Terra Nova”. Na área da literatura, participou do livro Memórias Literárias organizado pela professora Doutora Evany Nascimento.
Informações para contato: E-mail: lua.61prod@gmail.com| Instagram: @lua.61| Fone: (92) 99498-5980| Facebook: linktr.ee/Luisa.Fernanda
SINOPSE
Baseado no poema Inverno Torturador, uma jovem é assediada, persuadida e violentada sexualmente. Ela fica à mercê do abusador que a submete a uma rotina de constantes torturas.