Clube de Leitura Infantil do Sesc ganha versão virtual
27 de maio de 2021A vacinação é uma das armas mais importantes no enfrentamento à Covid-19
27 de maio de 2021CULTURA AMAZÔNICA| A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19) mudou o olhar, o comportamento e as formas de produzir arte e cultura. O distanciamento social, grande ferramenta de controle da doença afastou o artista do público, mas não de sua arte.
O artista se reinventou e desenvolveu estratégias para este novo momento, que através das redes sociais realizaram lives, vídeos, vídeodanças, podcasts entre outras ferramentas. As plataformas digitais representam na atualidade, estratégias fundamentais no processo de democratização da cultura.
Considerando este novo momento, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, lançou, nesta quarta (26/05), mais um edital de auxílio, para criação de propostas artísticas de conteúdo virtual, onde serão selecionados até 600 projetos. Cada proposta selecionada receberá o valor de R$ 1,9 mil.
As inscrições vão até 9 de julho, no Portal da Cultura (http://editais.cultura.am.gov.br/novo/edital-no-03-2021/). Ao todo, serão investidos R$ 1.140.000 (um milhão, cento e quarenta mil reais) na premiação dos conteúdos virtuais.
Conteúdo virtual – Poderão participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, residentes e domiciliadas no estado do Amazonas, sem emprego formal ativo, e que comprovem ter, no mínimo, dois anos de atuação na área do portfólio ou currículo existente no Cadastro Estadual de Cultura.
Serão aceitas propostas de diversas linguagens artísticas, como artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, diversidade cultural, artes integradas e também conteúdos de ações de capacitação/formação na área das artes, da cultura e da economia criativa. Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto.
O conteúdo poderá ser inédito ou já ter sido publicado nas redes sociais ou em outro canal, desde que não tenha sido premiado em editais publicados pelo Governo do Amazonas.
Os vídeos deverão ter duração entre 10 e 30 minutos e estar publicados no YouTube e em repositórios digitais (DropBox, ou Google Drive, ou Mega), preferencialmente em formato MP4 ou similares. A proporção de gravação e edição deve ser em Full HD (1920×1080).
Para saber mais detalhes, acesse o edital aqui: https://bit.ly/2Tks5rf
Prazos – As inscrições para propostas de conteúdo virtual seguem até o dia 9 de julho. A avaliação técnica e de conteúdo artístico será de 10 de julho a 31 de julho. O resultado preliminar será divulgado até o dia 1º de agosto, no Portal da Cultura, com apresentação de recursos até o dia 4 de agosto. O resultado final será divulgado no dia 7 de agosto, também no Portal da Cultura.
Cadastro Estadual de Cultura – Para realizar o cadastro são necessários os seguintes documentos digitalizados: RG, CPF, comprovante de residência, autodeclaração, portfólio (fotos de atividades exercidas no setor cultural, ou matérias veiculadas na imprensa, ou publicações em redes sociais), declaração de órgão público e associações culturais ou de empresas de eventos informando que o solicitante presta serviços artísticos e culturais e que faz parte da cadeia produtiva; entre outros documentos que comprovem a atuação na área artística e de economia criativa por no mínimo dois anos.
O Cadastro tem acesso pelo link https://cadastroestadual.cultura.am.gov.br/.
Fotos: Daniel Rodrigues/Secom