Anoar Samad é o novo secretário de Saúde do Amazonas
28 de junho de 2021“Aulão de Boi” com a presença especial de Davi Assayag, acontece nesta quarta (30), no Shopping Ponta Negra
28 de junho de 2021Proposto pelo Departamento Nacional do Sesc, o projeto Ocup(A)ção Arte Educação promoverá, durante o mês de julho, uma série de diálogos virtuais com educadores, artistas e pesquisadores de diferentes áreas do segmento artístico.
Iniciando a programação, nesta quinta (01/07), o Sesc no Pará será anfitrião do bate-papo Diversidade e a Territorialidade nos Processos Identitários das Drags/Demônias com Flores Astrais e Juliano Bentes. O evento será transmitido pelo canal do Sesc no Pará no YouTube (www.youtube.com/sescnopara), às 16h .
Com a presença de intérprete de Libras, a live será um diálogo com Juliano Bentes e Flores Astrais que fazem parte do coletivo Drags/Demônias e tem o objetivo de ampliar o conhecimento sobre a arte realizada e construída pela comunidade artística amazônida.
Formadas por artistas e professores LGBTQIA+ , o coletivo drags/demonias realiza ações na capital paraense, mas amplia suas formações e performances para além do centro da capital paraense, assumindo e ocupando lugares nas periferias da cidade assim como nos interiores, onde alguns membros do coletivo residem.
O coletivo já realizou duas convenções de caráter formativo, que são seminários práticos sobre identificação, palestras, oficinas e criação de um manifesto conceituando e estruturando pontos básicos de suas vivencias enquanto corpo Themonia, e dois festivais junto a Noite Suja, produtora LGBT de eventos.
Os artistas pesquisadores que farão parte da live são Juliano Bentes, Mestre em Artes pela UFPa e aluno do Curso Técnico em Figurino Cênico da ETDUFPa. Especialista em Gestão Cultural – Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo SENAC (2017) e tem pesquisa nas áreas de Drag, Performance, Teatro, Cinema, História da Arte, Estética e Filosofia da Arte. E também Flores Astrais, que é Performer, atriz, apresentadora, ilustradora, produtora audiovisual, produtora cultural, social mídia, youtuber e transativista.
Mais sobre convidados
Juliano Bentes é Mestre em Artes pela UFPa e aluno do Curso Técnico em Figurino Cênico da ETDUFPa. Especialista em Gestão Cultural – Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo SENAC (2017), graduado em Comunicação Social hab. Relações Públicas pelo IESAM (2013), técnico em Cenografia pela ETDUFPa (2016). Experiência na área de Eventos voltados para o público LGBTQIA+, sendo Organizador, Produtor e DJ da Produtora Bafônica (2012-2015). Experiência na área de Cinema, tendo estagiado durante um ano no Cine Teatro Líbero Luxardo em 2012 e realizado a Direção de Arte do curta-metragem Meninx em 2016. Também possui experiência na área de Sonoplastia e Sonorização de eventos e espetáculos. Realiza performances como Drag Themônia sob a identidade de “Skyyssime” desde 2016. Tem interesse de pesquisa nas áreas de Drag, Performance, Teatro, Cinema, História da Arte, Estética e Filosofia da Arte.
Flores Astrais é Performer, atriz, apresentadora, ilustradora, produtora audiovisual, produtora cultural, social mídia, youtuber e transativista. Nascida em Belém do Pará, criada no município de Barcarena, iniciou na arte pelo teatro, formada pelos cursos de Licenciatura em Teatro e Técnico em Ator na Escola de Teatro e Dança da UFPA e atou por 5 anos no grupo de teatro Os Varisteiros. Em 2013 começou a atuar na linguagem da performance e mergulhar nas questões de gênero e em sua transição. Dedica sua carreira a luta pela Visibilidade T (trans/travesti) e a investigação de movimento artístico Themônias da vanguarda paraense.
Sobre o projeto
Ocup(A)ção Arte Educação é Espaço de compartilhamento de experiências e escuta expandida sobre o que o Brasil tem realizado no campo da mediação cultural. De norte a sul, do nordeste ao centro oeste e com o sudeste nesta geografia das práticas educativo-culturais, a partir de eixos conceituais, tais como: diversidade, acessibilidade, geracionalidade e territorialidade; educadores, artistas, pesquisadores e profissionais da cultura apresentarão suas dinâmicas, abordagens e metodologias, centradas na Arte Educação.
O projeto tem o objetivo de democratizar o acesso a experiências mediadas pelas áreas de música, artes cênicas, audiovisual, arte educação, biblioteca, patrimônio, artes visuais e literatura, em suas variadas expressões. Por meio da Política Cultural do Sesc, que rege as intencionalidades e as diretrizes das ações de formação, fruição, difusão e fomento, promovidas pelo Programa Cultura em consonância com objetivos institucionais, direitos culturais e diversidade cultural, a equipe tem desenvolvido, por meio da arte, dinâmicas do âmbito da crítica, reflexão e da criação. A arte educação é um caminho de mediação de saberes, experiências e conhecimentos. De modo horizontal, o Sesc quer compreender como as pessoas se relacionam com a arte. Nesse percurso, o exercício dialógico se faz presente. O ponto principal desse trabalho é, portanto, exercitar a concepção de mediação como objeto de formação educativo-artístico-cultural.
Os eventos virtuais ocorrerão em todo o Brasil e promoverão um espaço de escuta e articulação do Sesc com outros movimentos de Arte Educação, buscando ampliar e expandir o trabalho já desenvolvido e fortalecer as práticas da área no país. A abertura ocorrerá no Youtube do Sesc Brasil, no dia 30 de junho e, a cada semana, será abordado um dos eixos que conduzirão as discussões sempre das 16h às 17h (Horário de Brasília): Acessibilidade, Diversidade, Geracionalidade e Territorialidade.
A temática Diversidade será desdobrada em diversos canais Youtube do Sesc: 1º/07 no Sesc Pará: Diversidade e a Territorialidade nos Processos Identitários das Drags/Demônias; 02/07 no Sesc Paraíba: Juventudes, Periferia e Formação Cultural; 03/07 no Sesc Santa Catarina: Artivismo negro e LGBTQIA+ em Santa Catarina: formas diversas de pensar a arte educação; 05/07 no Sesc São Paulo: Identidade e diversidade na educação musical; 06/07 no Sesc Espírito Santo: Rapensando: A arte e a cultura como ferramenta de transformação humana e social; 07/07 no Sesc Alagoas: NJÒ AIGBORAN: Dança, Educação e epistemes afrocentradas para uma prática artística-pedagógica antirracista e 08/07 no Sesc Rio Grande do Sul.
Serviço:
Live Arte Educação E Diversidade: Diversidade e a Territorialidade nos Processos Identitários das Drags/Demônias com Flores Astrais e Juliano Bentes
Data: 01/07/2021, às 16h
Youtube:https://www.youtube.com/sescnopara
Informações: (91) 3252-0227 (Fale com o Sesc)
(91) 4005-9584 / 4005-9587 (Coordenação de Comunicação do Sesc no Pará)