Inscrições para editais de auxílio ao setor cultural são prorrogadas
5 de julho de 2021Versão brasileira do festival adolescente “Vamos que Venimos” recebe inscrições para edição virtual
5 de julho de 2021O cantor Neuber Uchôa está em Manaus para apresentar a música “Sempre”, que marca uma nova fase na carreira do artista roraimense.
“Sempre” foi lançada com clipe oficial no Youtube e em todas as plataformas de streaming em março deste ano. Segundo Neuber Uchôa, a letra estava pronta, mas foi, depois de tomar as duas doses da vacina contra Covid-19, que ele retomou o fôlego para trazer essa reflexão em forma de música para o repertório.
“É um poema que traz um pensamento sobre hoje, ontem e amanhã, que, revendo, eu adorei e batizei de ‘Sempre’, é uma reflexão linda”, comenta o artista.
Com 62 anos de idade e mais de 40 dedicados a carreira musical, Neuber Uchôa conta que passou a compor em parceria com uma professora universitária, a indígena Ana Zuleide Barroso.
“O momento da pandemia nos obrigou a ser mais resiliente do que somos e eu me adaptei com muita força, porque sou uma pessoa difícil de viver com a tristeza. Gosto da alegria, as minhas músicas são alegres e, agora, conheci uma parceira sensacional, com quem estou fazendo a trilha sonora de um documentário que ela vai fazer”, destaca o cantor. “Como o objeto principal da minha arte é a cultura indígena, eu estou sempre nesse meio”.
Durante o período de isolamento social, o compositor investiu em lives e, atualmente, segue na produção da live show “Neuber Uchôa e Seu Processo Criativo”, no qual vai apresentar canções conhecidas do público, com comentários sobre as respectivas inspirações.
Show em Manaus – Neuber Uchôa vai fazer uma participação no show da Cabocrioulo in Trio, com a pré-estreia do DJ Raulzito como integrante da banda, na quarta-feira (07/07), no Divino RestoBar (Rua do Comercio, 335, Parque Dez), a partir das 18h30. O couvert artístico vai ser de R$ 15, por pessoa.
“Eu adoro estar em Manaus, tenho uma ligação muito forte com a segunda geração da música amazonense. Gravei participações nos últimos anos em trabalhos com as bandas Cabocrioulo e Alaídenegão”, comenta o artista. “Estou sempre com a rapaziada mais nova, renovando minha cabeça e meu coração”.
Em março de 2018, o cantor gravou o DVD Acústico da Cabocrioulo, “No Casarão da Amazônia”, no Teatro Amazonas, e, em dezembro de 2020, gravou o DVD de 13 anos da Alaídenegão, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia.
Trajetória – Neuber Uchôa é um dos pilares do Trio Roraimeira, movimento homônimo do início dos anos 80, com Eliakin Rufino e Zeca Preto. Entre os prêmios ao longo da carreira está o Prêmio de Mérito Cultural, do Ministério da Cultura, pelo conjunto e importância de sua obra.
Nos últimos dez anos, além de compor e fazer shows, o artista contribuiu com a cena musical de Roraima, com a abertura da Casa do Neuber.
FOTOS: Michael Dantas