Pacientes do HCS participam de projeto de música
15 de julho de 2021Diversidade cultural de Tabatinga é destaque no XXXIII Festival da Confraternidade Amazônica, em Letícia, na Colômbia
15 de julho de 2021Chiara Giordanna Souza, de 14 anos, estudante do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Nossa Senhora do Carmo, de Parintins, é a ganhadora do Concurso Cultural para escolha do nome e do desenho da nova mascote do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). A nova mascote representará a Escola Pública de Trânsito do Amazonas – Eptran-AM. O concurso foi voltado para estudantes entre 9 e 16 anos do Ensino Fundamental II, das Escolas Públicas Estaduais do Estado do Amazonas.
O personagem escolhido foi o “Incrível Cone”, que vai compor a Super Turma do Detran Amazonas, que são mascotes já utilizados pela Gerência de Educação de Trânsito do Órgão, e será empregado nas peças de divulgação, tais como folders, cartazes, impressos, mídia eletrônica e peças teatrais, em prol de atividades educativas.
“Esse concurso foi uma forma de estimular essas crianças, que serão destinatárias de todo o conhecimento que a nossa equipe absorveu durante décadas. Elas serão fundamentais para que possamos conseguir levar o conhecimento de trânsito, levar conscientização e atingir nosso grande objetivo, que é salvar vidas”, destacou Rodrigo de Sá, diretor-presidente do Detran Amazonas.
De acordo com o edital, publicado em maio, o concurso iria premiar o criador (a) do nome da nova mascote com um tablete e o criador (a) do desenho com uma bicicleta. O desenho deveria ter expressividade, reconhecimento fácil, memorização e utilização de quaisquer técnicas artísticas, em cores e que estivessem em sintonia com as mascotes da Super Turma do Detran-AM. Já o nome da nova mascote deveria ser desenvolvido de acordo com as características do órgão, devendo ter fácil memorização.
O desenho e o nome apresentados por Chiara acabaram sendo os escolhidos pela comissão julgadora. Ela conta que a ideia da mascote surgiu ao ver os objetos de trânsito e o cone chamou a atenção dela.
“Achei o cone bem bonito, pelas cores bem vivas. E o nome foi ideia da minha mãe. No final eu fiquei muito feliz em ganhar com o desenho e com o nome. Mas eu quero agradecer também à minha professora de desenho, a Débora, que me incentivou”, contou Chiara Giordanna.
Super Turma – A mascote escolhida será usada para representar a Escola Pública de Trânsito. O “Incrível Cone” vai ser confeccionado em tecido e sua integração oficial à Super Turma vai ocorrer em Parintins, na Escola onde Chiara estuda.
A data ainda será definida pelo Detran e anunciada aos gestores da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, em Parintins.
“Nós ficamos muito entusiasmadas com a nova mascote e eu vejo que, a partir de agora, onde levarmos o ‘Incrível Cone’, a Chiara vai estar conosco, representada por sua brilhante ideia”, disse Mitza Brasil, gerente de educação do Detran-AM.
Eptran – A Eptran-AM tem como foco três programas fundamentais: o “Educar para o Trânsito”, para alunos da rede estadual de Ensino Fundamental; o “Minha CNH”, para alunos da rede estadual de Ensino Médio; e um programa de cursos especializados para a população em geral, como a formação de mototaxistas, por exemplo.
As teleaulas serão produzidas pelo Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Educação e Desporto, e serão transmitidas pelos canais de difusão da secretaria. A expectativa é que essa parceria entre Detran-AM e a pasta de Educação alcance aproximadamente 300 mil alunos da rede estadual de ensino em todo o estado.
FOTOS: Herick Pereira/Secom