Inpa oferece nove vagas em processo seletivo para Doutorado em Ecologia
15 de julho de 2021Pacientes do HCS participam de projeto de música
15 de julho de 2021A exposição Caruanas, em cartaz no Centro Cultural Palácio da Justiça (Avenida Eduardo Ribeiro, n° 901 – Centro), de terça a sábado, de 9h30 às 17h, com entrada gratuita, é uma realização da Associação Amazon Zagaia, produzida pelo designer e fotógrafo Sérgio Matos na Comunidade Tumbira, localizada a 64km de Manaus, situada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro.
A exposição traduz a mística do lendário amazônico, encontrada em comunidades do interior do Estado, que é passada de geração para geração. Estórias do imaginário caboclo, lendas como da cobra grande, entre outras entidades protetoras dos rios e das matas. O fotógrafo diz ser um privilégio ter acesso a essas histórias, pois o receio em expor aquilo em que acreditam existe, pois temem o julgamento de quem não crê que suas histórias podem ser verdade.
“Eu trabalho no Amazonas desde 2014, com comunidades ribeirinhas e indígenas e em cada lugar que eu vou, escuto novas histórias [do lendário amazônico]. E conseguir ter acesso a isso é um privilégio, não é para todo mundo que eles [os ribeirinhos] contam suas crenças. Existe um receio em expor sua realidade e serem desacreditados”.
Matos, que é natural do Estado do Mato Grosso e tem seu trabalho divulgado a nível internacional, visitou a exposição e contou como foi ver suas fotos expostas em uma mostra de arte em Manaus.
“É uma honra ter minhas fotos em um espaço como este, no Palácio [da Justiça] que é um lugar bem importante para o amazonense e representar de forma visual essas lendas do povo amazonense é bem gratificante.”
Rozana Trilha, presidente da Zagaia, explicou o significado da exposição, que tem o nome de origem indígena e quer dizer encantado, a energia vivente nas águas: “Com a Caruanas estamos tentando dar visibilidade para o invisível. É a força do invisível”.
“Tem sonhos dentro da floresta que tornam o invisível visível. É o Sagrado, quando se entra na floresta ou quando se entra no rio, é a força da natureza que está ali. É o respeito ao invisível que está agindo em cada situação”.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
Caruanas acontece em paralelo com a exposição fotográfica “Olhares Tumbira” e para visitar é necessário realizar o agendamento pelo Portal da Cultura, através do link https://sistemas.cultura.am.gov.br/sigec/agendamentoEspacos/create .
Ou por meio de contato pelo e-mail: adm.ccpj@cultura.am.gov.br e telefone: (92) 3248-1844. O local possui acessibilidade para deficiente físico e segue todos os protocolos de segurança em prevenção à Covid-19.
SOBRE A ZAGAIA
A Associação Zagaia Amazônia é uma entidade sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento de projetos na área de Economia Criativa na Floresta há mais de 10 anos.
Seu foco é a utilização do Design como disciplina de transformação nas áreas de Cultura, Artesanato, Turismo e Gastronomia, segmentos escolhidos para gerar impacto social e empoderar os povos do Norte do Brasil em uma nova economia.
Com este intuito, a Associação Zagaia Amazônia articula ações que permitem o alcance dos produtos materiais e imateriais da Amazônia brasileira ao mercado nacional e global.
SERVIÇO
Exposição fotográfica “Caruanas”
Disponível para visitação: de terça a sábado, de 9h30 às 17h
Local: Centro Cultural Palácio da Justiça (Avenida Eduardo Ribeiro, nº901 – Centro)
Realização: Associação Zagaia Amazônia
Entrada gratuita