Teatro Amazonas ganha série em comemoração aos seus 125 anos
23 de julho de 2021‘Edital Prêmio Manaus Zezinho Corrêa 2021’: confira o resultado da análise da comissão de seleção
24 de julho de 2021A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Instituto Visão Amazônica, realizará a maratona “Manaus Visão Hack 2021”.
O evento, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de agosto, terá seu lançamento na próxima quarta-feira, 28/7, no Casarão da Inovação Cassina, no Centro Histórico de Manaus.
Com base no tema “Cidades Inteligentes” e sob formato de Hackathon, o projeto prevê a realização de um conjunto de ações, que possuem a finalidade de prospectar soluções inovadoras e sustentáveis para algumas áreas estratégicas da administração pública municipal e colaborar com a formação de lideranças e de profissionais das áreas de tecnologia e inovação na cidade de Manaus.
O público-alvo do projeto é composto por pessoas com o perfil empreendedor, compreendendo diferentes formações e experiências. A proposta é mobilizar indivíduos de diversas áreas, especialmente aqueles que atuam com inovação tecnológica e jovens que desejam criar negócios de base tecnológica (startups), entre eles, profissionais ligados ao desenvolvimento de software, designers, empreendedores e demais interessados por temas sensíveis a administração pública e que queiram contribuir para a solução de desafios existentes na cidade de Manaus.
O Instituto Visão Amazônica dará aos participantes suporte e orientação durante o processo criativo, além do acesso a mentorias e palestras. Na ocasião, eles serão agrupados em equipe e terão 48 horas ininterruptas para desenvolver soluções que poderão ser, por exemplo, um aplicativo ou uma página da web.
Além deste evento, serão oferecidas 475 vagas em cursos de capacitação em 4 áreas de inovação e indústria 4.0, são elas: Gestão de Propriedade Intelectual, Blockchain (bases de registros e dados); Automação (teste de software) e Designer de Interface Mobile.
Sobre o Instituto Visão Amazônica
Fundado em 1992, na cidade de Manaus, sob a denominação de Instituto Superior de Ensino e Pesquisa Visão Amazônica (Iepevam) – instituição sem fins lucrativos – tendo como objetivo contribuir com a sociedade por meio do oferecimento de ensino técnico e profissional sustentado em valores humanistas. O instituto apresenta o projeto “Manaus Visão Hack”, com recursos oriundos de emenda parlamentar em parceria com a Semtepi.
O que é Hackaton
A palavra Hackathon vem da mistura de duas outras palavras: “hack”, que significa programar com excelência, e “marathon”, de maratona. Traduzindo o conceito para o português, Hackathon é uma maratona de programação que movimenta toda a área de tecnologia e reúne desenvolvedores de software, designers e outros profissionais relacionados à área de programação, com o intuito de, em um curto período de tempo, podendo durar dias, criarem soluções inovadoras para algum problema específico.
Confira a Programação:
28/7 – Lançamento da maratona Manaus Visão Hack 2021
2/8 – Abertura das inscrições do Manaus Visão Hack 2021 (Hackathon)
22/8 – Encerramento do período de inscrições do Manaus Visão Hack 2021 (Hackathon)
27/8 – 1º dia de evento (Hackathon): recepção dos participantes, apresentação do desafio e sorteio dos temas por equipe; início da maratona hackathon.
28/8 – 2º dia de evento (Hackathon): entrega do resumo estruturado dos produtos e entrega do mapa de funcionalidade.
29/8 – 3º dia de Evento (hackathon): entrega parcial de códigos, documentação, MVP, apresentação dos Picths para comissão julgadora e encerramento.
15/9 – Cerimônia de premiação dos vencedores do Manaus Visão Hack 2021 (hackathon)
Fotos – Marcely Gomes / Arquivo Semcom