Ipaam registra crescimento de regularizações no setor de pesca esportiva
24 de julho de 2021Circuito cultural reúne exposições no Centro de Manaus
24 de julho de 2021O espetáculo amazonense “E o Céu Beijou a Boca de Saturno” foi o grande vencedor na categoria de “Melhor Direção de Arte” – que engloba figurinos, maquiagem e cenografia – no 5º Festival Nacional de Teatro de Mariana (MG).
A peça foi montada com elementos descartáveis e materiais recicláveis doados por artistas de outras companhias da cidade. A direção de arte premiada é assinada por Felipe Maya Jatobá, que também é o diretor geral da obra.
A cerimônia de entrega dos prêmios do evento foi realizada pela primeira vez em formato virtual, diretamente da sede da Secretaria de Cultura do município mineiro no dia 28 de junho.
“’Direção de Arte’ é considerado um dos principais prêmios da noite e, pela primeira vez, tinha um espetáculo do Norte do País entre os indicados. Os três principais prêmios do evento – ‘Melhor Espetáculo’, ‘Melhor Direção de Arte’ e ‘Melhor Fotografia Cênica’ existem em alusão às novas perspectivas do teatro virtual, atendendo a critérios de composição audiovisual e teatro”, explica Felipe.
A peça também foi selecionada para representar o Amazonas no maior festival de teatro universitário do Brasil, o FESTU, realizado no Rio de Janeiro, e será transmitida no canal do festival (FESTU – Festival de Teatro Universitário) pelo Youtube no dia 3 de agosto, às 18h.
A obra teatral ainda integrará a programação virtual do Festival de Teatro de Águas de Lindóia, em São Paulo, com exibição a partir do dia 16 de agosto, às 19h, nas plataformas digitais do evento (@talfestaguas).
O espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc – e estreou a primeira versão na noite do Natal passado. Em 2021, a peça ganhou adaptações partindo do confinamento do intérprete e diretor do espetáculo, que produziu as filmagens e fotografias em parceria com a Cara de Gato Filmes.
Enredo
Primeiro espetáculo da Descartável Cia & Produtora Cultural, “E o Céu Beijou a Boca de Saturno” ganhou destaque nos eventos por abordar em sua narrativa um romance LGBTQIA+, público alvo das produções da companhia. O espetáculo faz parte de uma pesquisa sobre dramaturgia autoficcional, desenvolvida pela produtora na cidade de Manaus.
“Em uma festa surpresa planejada pelo personagem Felipe para celebrar a chegada de Thiago, o público é o principal convidado. Em meio aos sentimentos do reencontro após uma longa viagem, a comemoração propõe reflexões sobre a morte do amor, o passado, e as relações que se somaram às suas personalidades”, declara Jatobá, sobre o enredo da peça.
Em novembro, os artistas Daniel Braz e Felipe Jatobá renovam a parceria para a estreia do espetáculo que dá nome à produtora. “Descartável – O Espetáculo” chegará repleto de provocações de artistas convidados, como Isabela Catão (AM), Viviane Palandi (SP) e Lucas Sancho (CE), num processo de intercâmbio artístico proporcionado pela obra. Mais informações podem ser obtidas no Instagram @cep.descartavel.
Fotos: César Nogueira/Divulgação