Exposição reúne 30 fotógrafos com obras que revelam diferentes nuances de Manaus
25 de agosto de 2021Cacique Produções realizará a I Edição do Festival de Teatro de Rua do Amazonas
25 de agosto de 2021LITERATURA| Em comemoração aos seus 10 anos desde a primeira publicação o livro será distribuído de forma gratuita para compor o acervo bibliográfico de escolas publicas de Manaus, Maués, São Gabriel da Cachoeira e Boa Vista do Ramos para ações de incentivo a leitura de alunos a partir do 7º ano do ensino fundamental.
A obra foi contemplada através da Lei Aldir Blanc com o Prêmio Feliciano Lana do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura em 2020 para sua 3ª edição impressa em língua portuguesa e foi destaque literário como finalista na Categoria Romance no prêmio Awards Focus Brasil NY – Academia Internacional de Literatura Brasileira AILB – com sede em Nova York/USA em 2021.
A obra foi analisada pela professora doutora em literatura Cassia Bezerra do Nascimento e a mestre em literatura Monike Rabelo da Silva Lira está última, por sua vez, escreveu a apresentação da 3ª edição impressa do livro, as professoras fazem parte do grupo de pesquisa GEPELIP/UFAM ao qual publicou o artigo “O entre lugar identitário no romance Entre nós dois…” publicado em 2020, na obra “Poesia, prosa e cinema – 1996-2016”.
O romance aborda a arte de narrar à memória “vida, morte e renascimento”. E, por se tratar de uma ficção, a reflexão e a coerência vêm sempre através de seus personagens possibilitando assim, que o leitor tome conhecimento de outros aspectos sociais e culturais em tempos diferentes, bem como apresenta, em seu comparativo, aspectos incomuns ao longo dos anos.
A singularidade da obra que já foi traduzida para o inglês possui imagens lúdicas de pintura em carvão reproduzida pelo artista plástico Jefferson Campelo a partir do acervo fotográfico da autora e do fotografo indiano Sudip. Com linguagem universal e visual do cinema o texto perpassa em seis décadas entre Amazonas e India representada no livro por dois rios: Amazonas e Ganga ao explorar com sensibilidade e sutileza o ponto de vista feminino a condição da mulher.
A Amazônia é o centro da discussão política, econômica e ambiental, um espaço em que coube na obra “Entre nós dois…” um olhar sobre sua realidade natural e humana. A predestinação dos encontros, elemento profundo na narrativa possibilita um salto na imaginação do leitor rumo ao fantástico. Outro recurso que podemos laurear sua composição é o traço educativo. Além do mais, há no romance uma valiosa fonte de pesquisa para leitores em idade escolar pela possibilidade múltipla de composição de atividades didáticas em sala e fora dela. Por exemplo, um professor de artes poderá trabalhar fotografia e imagens da cultura dos povos em questão; o de geopolítica, as diversas composições culturais, econômicas e políticas do povo; o professor de religião pode focalizar o conjunto de crenças e valores desses povos etc.
Entre os diversos recursos utilizados no livro e que acentuam qualidade nessa obra, um deles a união do elemento nacional a uma estrangeira, uma obra de proposta original que elege a diversidade cultural.
A autora por dominar a técnica do audiovisual permite ao leitor o aprendizado de uma forma de linguagem próxima do visual, pode vislumbrar cenas tão bem descritas como as de um filme, porque depreende detalhes ricos da composição de cenários e atmosferas. Izis Negreiros apresenta uma obra interdisciplinar, em feições ultrarrealistas sobre as essências, provocando uma grande reflexão em seus leitores.
SINOPSE DO LIVRO
Do retorno a Índia, as transformações – pedaços – do amor que transcendeu a alma e suportou a desesperança da espera de uma distância, passando pelos mistérios dolorosos das emoções profundas daqueles que amam ou deixam de amar, recordados em Chhatrapati Shivaji, na cidade de Mumbai.
Num singelo e delicado esforço de conectar Nina neste mundo de fantasia, de realidade e de afetividade ao apresentá-la a sua – ponte do destino – Vania Gupta arremete-lhe rumo ao passado, rumo as suas origens.
Classificação indicativa: 12 anos
Facebook: @camafeupublication| Instagram: @camafeupublication| E-mail: camafeupublication@gmail.com| Contato: 992333268