Com mensagem de superação, Bhaskar, Alok e Tom Enzy mostram que nasceram para a música em “Born To Kill”
18 de setembro de 2021Com o tema “Museus: Perdas e Recomeços”, Manauscult realiza “15ª Primavera dos Museus”
18 de setembro de 2021No próximo dia 19 de setembro, a cultura brasileira celebra o Dia Nacional do Teatro e, para comemorar a data, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza de 19 a 26 deste mês, a III Mostra de Teatro Nilza Maria. Serão encenados oito espetáculos inéditos e uma reprise, todos aprovados no edital de Teatro da Lei Aldir Blanc e provenientes da região metropolitana de Belém e das cidades de Santarém e Garrafão do Norte.
A programação será exclusivamente on-line, veiculada pelo canal da Secult Pará no YouTube. Este ano, a mostra homenageia o ator e diretor Henrique da Paz, falecido em 2021, com mais de 50 anos de carreira. Com trabalhos no audiovisual, séries de TV e no cinema, Henrique também foi diretor do Grupo Gruta de Teatro.
“Nossa Mostra Nilza Maria deste ano será um lugar de saudade dos que partiram, de visita a capítulos marcantes da memória do teatro paraense e de acesso aos resultados produzidos por grupos cênicos premiados na Lei Aldir Blanc. É como uma chegada na estação final, depois de uma longa viagem; de uma pandemia dolorosa que nos ensinou a presença e o afeto por meio do ambiente virtual. Agora é hora de celebrar a vida, a resistência, a força do teatro paraense, que se adaptou ao espetáculo sem o público e sem aplauso, conjugando de maneira vibrante e corajosa o verbo ‘reesperançar’!”, pontuou a secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal.
Para o diretor de Artes Cênicas da Secult, Adriano Barroso, a Terceira Mostra é especial porque, graças às novas mídias, foi possível integrar mais o Estado.
“Em 2021, temos grupos de Santarém e Garrafão do Norte encaminhando o evento para um festival, nosso sonho futuro. Especial também porque nestes dois anos de pandemia conseguimos, graças aos investimentos com a Lei Aldir Blanc, que nos proporcionou colocar recursos nas mãos dos artistas, teremos somente espetáculos inéditos na mostra. E por fim, especial porque perdemos tantos companheiros e companheiras de teatro nestes tempos. A própria Nilza Maria, Zecão e agora o mestre Henrique da Paz, e a melhor maneira de homenagear esses nossos queridos é não parar de fazer teatro”, destacou.
Apresentações
No dia 19, a abertura ocorre às 18h, com a transmissão ao vivo de um bate-papo sobre a história do teatro paraense, a partir da exposição de fotografias “O Teatro Paraense 80/90”, de Miguel Chikaoka. Haverá participação dos convidados Paulo Santana, Valéria Andrade, Claudio Barros, Edyr Augusto e mediação de Adriano Barroso. Na sequência, às 19h30, será reprisado o espetáculo “A vida que sempre morre, que se perde, em que se perca?”, do Grupo Gruta, dirigido e interpretado por Henrique da Paz e que fez parte de mostra Nilza Maria em 2020.
Nos demais dias, sempre às 20h, o público que acessar o canal da Secretaria no YouTube poderá prestigiar os espetáculos “Ama Zonas”, do Casarão do boneco; “Quem quer?”, do Coletivo Sem nome, Mas Com Endereço; “Queres comer meu coração?”, do coletivo Ceta – Teatro Feito por Mulheres; “Eu sou brega show”, de Renato Ferber (palhaço Marmota); “Égua do sairé pai d’égua”, do Grupo Olho D’água; e “2060”, do Grupo Espaço das Artes. No último dia da mostra (26), haverá duas peças, às 19h e 20h, respectivamente: “Santo anjo do senhor”, da Cia Cênica de Cínicos; e “O urso”, do Espaço das artes.
Serviço:
III Mostra de Teatro Nilza Maria 2021
19/09, 18h – Abertura; 19h – Espetáculo “A vida que sempre morre, que se perde, em que se perca?”
20/09, 20h – Espetáculo “Ama Zonas”
21/09, 20h – Espetáculo “Quem quer?”
22/09, 20h – Espetáculo “Queres comer meu coração?”
23/09, 20h – Espetáculo “Eu sou brega show”
24/09, 20h – Espetáculo “Égua do sairé paidégua”
25/09, 20h – Espetáculo “2060”
26/09, 19h – Espetáculo “Santo anjo do senhor”
20h – Espetáculo “O urso”