Governo do AM leva atletas do interior para tour na Arena da Amazônia
20 de setembro de 2021Casa Vhida realiza mais uma edição da Feijoada no Pote
20 de setembro de 2021O Sesc Bom Retiro realiza nos meses de setembro e outubro o projeto “Aqui é Produção: Mulheres na Produção Cultural de Música” com encontros que abordarão o papel da mulher na produção executiva de música. Serão quatro encontros com os eixos Gestão de equipes, turnês internacionais, música no ambiente virtual e a circulação e distribuição da música. Os encontros gratuitos serão às quintas, entre 23 de setembro e 14 de outubro de 2021, pela plataforma Microsoft Teams.
“Aqui é Produção” traz um conjunto de encontros sobre experiências de mulheres na gestão e produção executiva de música, com ênfase nas questões colocadas sobre o fazer virtual a partir da pandemia. A cada encontro, as convidadas falarão sobre as suas experiências e desafios do setor de música, abordando desde os passos iniciais, como a escolha do casting, ao cenário atual para a circulação e consumo de música ao vivo, setor que está em estado de reinvenção, após as mudanças na sociabilização provocadas pela pandemia do COVID 19.
A produção executiva é uma área estratégica, que está no cerne da criação e realização, imaginando, projetando e viabilizando o encontro entre o público e a música. Para a retomada das apresentações presenciais o grande desafio é imaginar o futuro do encontro na música a curto prazo, enfrentando a crise com muita inovação.
SOBRE OS ENCONTROS
Em Introdução à Produção Cultural Executiva em Música, a produtora cultural Cida Gomes abordará, no dia 23/9, aspectos básicos da produção executiva voltada para música, tais como a escolha e seleção de casting, preparação de divulgação (releases, mailings, contatos), pesquisa para vendas de apresentações e projetos (espaços de apresentação), questões administrativas e demais elementos da rotina do trabalho de produção (contratação, equipes, planejamentos, pós-produção). Além de trazer reflexões sobre as adaptações dos saberes básicos da produção executiva no contexto imposto pela pandemia, com a redução de atividades presencias.
Em Produção e Turnês Internacionais, no dia 30/9, a produtora Manoela Wright, idealizadora e diretora artística, fala sobre o passo a passo na construção de uma turnê internacional, desde os contatos com selos e agentes, passando pela logística de shows, questões burocráticas como vistos e seguros, até à importância de festivais e convenções de música.
No dia 7/10, o encontro Tecnologias do Fazer Musical Virtual: a experiência da UH! Manas TV duas integrantes do coletivo UH! Manas TV, compartilham suas experiências na produção de eventos e gestão de projetos online e discutem sobre tecnologias e ferramentas utilizadas para a organização do movimento resultante da criação do coletivo, compartilhando dificuldades e soluções encontradas para a produção de lives e conteúdos virtuais. O UH! Manas TV é formado exclusivamente por mulheres profissionais da música,
No encontro Música, encontro e a produção executiva: circulação e consumo musical o último deste ciclo no dia 14/10, Giordana Moreira compartilha sobre sua trajetória de dez anos na Roque Pense!, um projeto transmídia com festival, shows, série audiovisual, podcast e formação profissional em Produção Cultural para mulheres. Além de reflexões sobre estratégias de circulação e consumo musical, com atenção às relações de gênero, abordando aspectos como as intersecções entre música e audiovisual, a praça como espaço democratizante, o fazer nas transmídias e a experiência do virtual e as políticas públicas para o desenvolvimento do setor.
SOBRE AS CONVIDADAS
Cida Gonçalves é produtora cultural e publicitária. Foi curadora e diretora do “Palco Samba-rock” da Virada Cultural de SP 2009, foi produtora de bandas como Clube do Balanço e Claudio Zoli e atualmente produz mais de 50 artistas como Samba de roda Nega Duda, François Muleka, T. Kaçula e Jota.pê. Com experiências internacionais em São Tomé e Príncipe e Alemanha, também já participou da FLIP (Feira literária de Paraty), Circuito Sesc e SESI e fez curadoria na SIM 2019 (Semana Internacional da Música) na Casa de Francisca.
Manoela Wright é produtora de eventos culturais há 11 anos, concluiu sua graduação em Propaganda e Marketing em 2006 na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Idealizadora e diretora da Uirapuru Produtora, já produziu espetáculos em palcos da América Latina, Europa e Ásia. Agencia a carreira das artistas Maria Beraldo e Quartabê, ambas desde seu primeiro trabalho lançado. Atua na captação de recursos públicos e privados para gravações de discos e realização de turnês nacionais e internacionais. Representa a produtora em eventos, feiras e mostras nacionais e internacionais voltados para a música instrumental, para o jazz e para a música experimental, pesquisando novos artistas e propondo encontros musicais. É diretora e curadora do CHIII – Festival de Música Criativa, que terá sua terceira edição em junho de 2022.
A UH! Manas TV nasceu em julho de 2020 em meio a uma pandemia. No setor musical e especificamente na cena da discotecagem, a falta de equidade sempre esteve presente e muitas mulheres já vinham se movimentando com ações que pretendiam mudar esse quadro. A grave crise no setor cultural, evidenciada pela pandemia do coronavírus e a migração da cena para o mundo virtual demonstrou o quanto as mulheres ainda estão à margem da cadeia produtiva da música, da discotecagem e da produção artística de um modo geral. A ideia de construir um canal onde mulheres fossem as únicas protagonistas e encontrassem ali um espaço de acolhimento e liberdade para colocar sua voz, movimentou a construção do coletivo.
Giordana Moreira é Produtora Cultural atuando há 16 anos com música, cultura urbana e audiovisual, nas áreas de concepção, gestão e planejamento de projetos culturais. Assinou a Produção Executiva de festivais de música e cinema, série e documentário, exposições e intervenções de arte urbana e formação em Produção Cultural, a maioria no circuito cultural da Baixada Fluminense, território popular da metrópole do Rio de Janeiro, onde nasceu e vive atualmente. Realiza projetos autorais com ênfase em relações de gênero desde 2008, e hoje coordena a Roque Pense!, uma Rede de Mulheres Produtoras Culturais.
INSCRIÇÕES
Os encontros serão realizados virtualmente pela plataforma Microsoft Teams e as inscrições estão abertas em sescsp.org.br/inscricoes.
SERVIÇOS
Aqui é Produção – Mulheres na Produção Cultural de Música
De 23/9 a 14/10. Quintas, das 19h às 20h30
Não recomendado para menores de 16 anos
Grátis.
SESC BOM RETIRO
Alameda Nothmann, 185. CEP 01216-000. Campos Elíseos, São Paulo – SP.
Telefone: (11) 3332-3600
REDES SOCIAIS
Facebook.com/sescbomretiro| Instagram.com/sescbomretiro| Twitter.com/sescbomretiro| Youtube.com/sescbomretiro