Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Inpa destaca a transversalidade da C,T&I para o planeta
21 de outubro de 2021Douglas Rodrigues lança o livro ‘O outro entre nós’ nesta quarta-feira (27/10)
25 de outubro de 2021O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quarta-feira (20/10), a maior e mais moderna escola do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), a primeira unidade de educação profissional pública da zona norte de Manaus, área mais populosa da capital. A nova escola tem capacidade para atender 9 mil alunos por ano, sendo 2.250 a cada trimestre, com a oferta de cursos gratuitos.
Com investimentos de R$ 10.423.543,35, a nova unidade do Cetam tem 3.555,12 m² de área construída, com seis salas de aula, 16 laboratórios, biblioteca, auditório para mais de 100 pessoas e estacionamento coberto. Localizada no conjunto Galileia, bairro Nova Cidade, a escola iniciará as aulas na próxima segunda-feira (25/10) com mais de 2 mil alunos em 43 cursos, na modalidade presencial, em diversas áreas.
Desde 2019, a atual gestão já ofertou 272.978 vagas em cursos de qualificação profissional, cursos técnicos e especializações técnicas por meio do Cetam, na capital e interior. Ao todo, foram 411 cursos em diferentes áreas, nas modalidades presencial, remota e a distância.
“A nova escola do Cetam aqui na zona norte traz um impacto é enorme! É a maior escola de educação profissional do Amazonas, que vai ajudar que o Governo do Estado cumpra a meta de ampliar o atendimento, pois serão cerca de 2.250 alunos a cada trimestre, elevando o atendimento em 9 mil alunos por ano”, destacou o diretor-presidente do Cetam, José Augusto de Melo Neto.
Diferencial – Modernidade e inovação fazem parte da concepção da nova escola. Cada espaço foi projetado inspirado no conteúdo pedagógico que será ofertado, com o uso de grafismos que transmitem sensação de tranquilidade aos alunos e instrutores.
O Cetam Galileia apresenta novidades aos seus alunos desde a entrada. Logo no hall foi instalado um Espaço Kids, para atender os pais que precisarem fazer uso da biblioteca, cujo ambiente foi projetado para tornar a experiência da leitura ainda mais agradável.
Estrutura – O Cetam Galileia conta com 16 laboratórios divididos em esmalteria, podologia, culinária, embelezamento, estética, informática, massoterapia, produção cultural e produção de vestuário.
Já no próximo dia 25 de outubro, os mais de 2 mil primeiros alunos da nova unidade vão participar das aulas em cursos diversos, com destaque para Informática Básica e Avançada; Artes com pintura em tecido; Confecção de enfeites natalinos; Iniciação a corte e costura; Libras; Marketing digital nas mídias sociais; Depilação; Agente de portaria e Atendente de farmácia.
Trilha sonora pedagógica – Além das inovações conceituais, os espaços do Cetam Galileia também contam com músicas temáticas. Ao todo, foram feitas cinco composições, uma para cada espaço pedagógico: artesanato, cozinha, corte e costura, informática e estética. As composições são do músico Eberth Lucas Vasconcelos de Santana.
Design inovador – A identidade visual dos espaços do Cetam Galileia foi idealizada pela designer Duda Prestes, que se inspirou nos aspectos visuais brasileiros e amazônicos, principalmente a fauna e flora da região. A criação mistura minimalismo e modernismo, com uma grande característica do abstrato que abrange também os dois movimentos.
Fotos: Diego Peres/Secom