Projeto ‘Olhar Solidário’ do Sesc Roraima é finalista no Prêmio Impactos Positivos
9 de novembro de 2021Rainhas do Radiador se inspira em mulheres e figuras circenses fora dos padrões que fizeram história
10 de novembro de 2021A Ubá Escola e Produtora de Arte irá realizar o I Festival de Artes Cênicas do Iranduba
(FACI), nos dias 20 e 21 de novembro, das 9h às 17h, no Sítio Nicodemos, localizado no KM 5 da Rodovia Carlos Braga, Zona Rural.
A programação artísticocultural mescla espetáculos de Circo, Dança e Teatro, oficinas formativas e gincanas com jogos da cultura popular, além de contar com espaço para atividades livres como jogos de mesa, campo de futebol e vôlei. O evento é gratuito e livre para todos os públicos.
Os principais objetivos do evento são promover atividades artístico-culturais que possibilitem a ampliação e diversificação de experiências dos indivíduos participantes;
fomentar o intercâmbio artístico entre os municípios de Iranduba e Manaus; proporcionar um espaço de conexões, aventuras e liberdade junto aos amigos e família; e estimular a valorização da Arte e da natureza. Pretende-se ainda proporcionar um espaço significativo de trocas, aprendizagens e conhecimento para as crianças, jovens e adultos participantes das atividades, além de diversificar experiências estéticas e contribuir para a ampliação de práticas artísticas.
O projeto foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2020/Lei Aldir Blanc –Prêmio Encontro das Artes do Governo do Estado do Amazonas, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.
Nesta edição o evento conta com o patrocínio das empresas Alfa Contadores Associados e Morar Mais; e com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas; Secretaria de Cultura do Município de Iranduba; Água Yara; Guaraná Regente; Ax Creative; Com Açúcar e Canela – Doceria; Sítio Nicodemos; Vaca Lambeu do Grupo Gusta+ Gelateria; Bea Gomes Design; e Hugo Rodrigues Consultoria em Análise de Dados.
No primeiro e segundo dia as atividades do evento iniciam com as gincanas, de 9h às
11h30. Os jogos que fazem parte do circuito são: corrida de saco, corrida de pneus, corrida com vassoura, cabo de guerra, túnel, arremesso de bambolê, estoura balões, percurso com balões pelos bambolês, protege garrafas e enchendo baldes. Nesta atividade a faixa etária é a partir de 12 anos, e o público será limitado para 10 equipes de 5 integrantes cada. Para participar é necessário fazer inscrição prévia através de formulário disponível no Instagram da produtora (@escola.uba).
As oficinas serão realizadas a partir de 13h nos dois dias do evento. As oficinas serão de Dança do Ventre, Confecção de Bonecos, Flexibilidade, Malabares, Hip Hop Dance, Interpretação, Palhaço, Contação de Histórias e Funk. Nestas atividades a faixa etária é a partir de 14 anos, e o público será limitado para 20 participantes por oficina.
Também é necessário realizar inscrição prévia através de formulário disponível no Instagram da produtora. Os espetáculos confirmados são “Circo de La Mamá” da Cacompanhia de Teatro, “Menina Miúda” da Menina Miúda Produções, e “Sodade” da Panorando Cia e Produtora. A faixa etária para os espetáculos é livre.
O Festival seguirá o estabelecimento de regras como o uso obrigatório de máscaras cobrindo boca e nariz, a instalação de álcool em gel em pontos estratégicos, visando a prevenção e controle da transmissão da Covid-19.
PROGRAMAÇÃO DIA 20/11 (SÁBADO)
09h – 11h30: Gincanas: 10 equipes com 5 integrantes (12 anos – 65 anos)
13h – 13h50: Circo de La Mamá: Cacompanhia de Teatro (LIVRE)
14h – 15h: Oficina de Dança do Ventre, com Emília Pontes (A partir de 14 anos)
14h – 15h: Oficina de Confecção de Bonecos, Alessandra Lira (A partir de 14 anos)
15h10 – 16h10: Oficina de Flexibilidade, com Demmy Ribeiro (A partir de 14 anos)
15h10 – 16h10: Oficina de Malabares, com Teffy Rojas (A partir de 14 anos)
16h15 – 17h: Espetáculo Menina Miúda – Menina Miúda Produções (LIVRE)
PROGRAMAÇÃO DIA 21/11 (DOMINGO)
09h – 11h30: Gincanas: 10 equipes com 5 integrantes (12 anos – 65 anos)
13h – 14h: Oficina de Hip-Hop, com Talita Menezes (A partir de 14 anos)
13h – 14h: Oficina de Interpretação, com Thais Vasconcelos (A partir de 14 anos)
14h10 – 15h10: Oficina de Palhaço, com Jean Palladino (A partir de 14 anos)
14h10 – 15h10: Oficina- Contação de Histórias, Giese Rebelo (A partir de 14 anos)
15h10 – 16h10: Oficina de Funk, com Marcos Telles (A partir de 14 anos)
16h15 – 17h: Espetáculo Sodade – Panorando Cia e Produtora (LIVRE)
OBS: Link para inscrições das Gincanas e Oficinas no Instagram/Facebook da Ubá Escola e Produtora de Arte (@escola.uba)
SERVIÇO
O que: I Festival de Artes Cênicas do Iranduba (FACI)
Onde: Sítio Nicodemos, localizado no KM 5 da Rodovia Carlos Braga, Zona Rural_ Iranduba/AM
Quando: 20 e 21 de novembro, das 9h às 17h. Gincanas – 09h às 11h30| Oficinas e Espetáculo: 13h – 17h
SOBRE A PRODUTORA DO FESTIVAL
A Ubá Escola e Produtora de Arte foi criada no dia 11 de agosto de 2017 pelos professores de Teatro, Marlon Pontes e Stéphanie Brandão, formados pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA.
A Ubá Escola e Produtora de Arte tem como principal objetivo trabalhar com o ensino
e a produção de Teatro, Dança, Música e Artes Visuais, com seus respectivos profissionais. Possibilitando a população amazonense o contato teórico-prático com as linguagens artísticas, experimentando, descobrindo, e vendo a Arte como elemento que dialoga com a vida.
FICHA TÉCNICA FESTIVAL
Realização: Ubá Escola e Produtora de Arte| Direção: Marlon Pontes e Stéphanie Brandão| Assessoria: Stéphanie Brandão| Chefe de Produção: Marlon Pontes| Produção: Amanda Mota/ Lucas Anselmo/ Deborah Ohana/ Fábio Moura/ Isabela Catão; Kelly Vanessa/ Marlon Pontes/ Stéphanie Brandão/ Stefanya Lima/ Talita Menezes/ Wendell Ramos| Gincaneiras: Jeólia França e Samanta Leite| Oficineiros: Alessandra Lira/ Demmy Ribeiro/ Emília Pontes/ Giese Rebelo/ Jean Palladino/ Marcos Telles/ Talita Menezes/ Teffy Rojas/ Thais Vasconcelos| Companhias: Cacompanhia: Jean Palladino / Daniely Lima / José Arenas / Teffy Rojas / Robson Andrei|| Menina Miúda Produções: Cairo Vasconcelos / Emília Pontes / Pabi Xavier e Nalude Silva|| Panorando – Cia E Produtora: Fábio Moura / Talita Menezes / Benner Siqueira / Fernando Castelo Branco / Lorena Cavalcanti / Reysson Brandão / Marcos Telles| Fotografia/Filmagem: Ax Creative| Designer Gráfica: Bea Gomes Design| Artes Midiáticas: Agencinha Virtual