Casarão Cassina foi essencial para as ações de inovação, tecnologia e empreendedorismo de Manaus
31 de dezembro de 2021Alessandro Hipz inaugura a série de matérias que destaca artistas e personalidades do universo cultural no Amazonas
4 de janeiro de 2022Em 2021, o Cepan Digital – um dos 13 projetos prioritários do programa Educa+Amazonas – alcançou mais de 10 mil inscritos nos seus cursos. A iniciativa visa potencializar a formação continuada de docentes e não docentes, na modalidade de Educação a Distância (EaD). O projeto, realizado pelo Centro de Formação Padre José Anchieta (Cepan), da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, vai disponibilizar mais de 100 cursos em 2022.
Implementada em agosto deste ano, a plataforma alcançou todos os municípios do estado. Um dos cursos com maior alcance de público foi o “Formação Continuada de Implementação da Reforma do Currículo e do Ensino Médio no Amazonas”, que tratou, em três etapas, sobre as mudanças que já estão ocorrendo no Ensino Médio da rede pública e privada de todo o país. No total, 7.234 profissionais participaram da formação.
Em 2022, o ambiente virtual de aprendizagem irá proporcionar mais de 100 cursos de potencialização de formação, para docentes e não docentes de toda a secretaria. As formações focam inicialmente no fortalecimento de conhecimentos sobre o Novo Ensino Médio, além de outros que visam a qualificação pessoal e profissional para os servidores.
A coordenadora do “Cepan Digital”, Hevanna Arce, reforça que, por meio do projeto, os servidores da educação podem se atualizar e aperfeiçoar sobre diversos assuntos.
“As formações de educação a distância são meios facilitadores para todos, e com o meio virtual podemos disponibilizar para nossos servidores atualizações constantes, conhecimentos novos, além de ofertar cursos de qualificação. A flexibilidade e auxílio do projeto são fatores essenciais”, avalia a coordenadora.
Cursos ofertados – Neste ano, o Cepan Digital disponibilizou os cursos: “Encontro Formativo de Gestores: desafios, perspectivas e possibilidades em tempos de pandemia”; “Ensino Híbrido: reorganizando tempos e espaços na sala de aula”; “Intencionalidade e Práticas pedagógicas”; e “Formação de Professores de Educação Física: Obesidade Infantil nas Perspectiva da Formação Tridimensional Humana”.
Além destes, foram ofertados os cursos “Programa Formação pela Escola”; “Competências Digitais Básicas para Educação”; “Mudanças de Tempo e Espaços para a Inovação”; “Escola Digital: Tecnologias e Currículo”; “Censo Escolar Sistema Educativo”; e “Programa Nacional de Alimentação Escolar”, voltados à formação escolar, informática, inovação e censo escolar:
‘Cepan Digital’ – Um dos projetos prioritários do programa Educa+Amazonas, lançado em julho de 2021 pelo governador Wilson Lima, o “Cepan Digital” conta com uma estrutura on-line composta por um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) nas plataformas Moodle e Google Classroom, que permite aos servidores acesso 24h e flexibilização de horário para que organizem o cronograma de estudos a seu tempo.
Além disso, o “Cepan Digital” oferece, ainda, um serviço de suporte on-line, facilitando o acesso dos cursistas aos conteúdos e aos demais serviços para emissão de documentos acadêmicos.
Fotos: Drance Jézus/Seduc-AM