Edital| Prêmio Sesc de Literatura edição 2022 está com inscrições abertas
13 de janeiro de 2022‘Eles não conseguiam dormir’, diz avó que adotou casal de netos após filha ser vítima de feminicídio
13 de janeiro de 2022Considerada a maior rede de banco de alimentos da América Latina, o Programa Mesa Brasil Sesc tem atuado no combate à fome e ao desperdício de alimentos no país. Só no Amazonas, em 2021, o programa entregou um total de 2.982.319 milhões de quilos de alimentos para instituições sociais que atendem pessoas em situação de insegurança alimentar e vulnerabilidade social.
Esse resultado superou em quase 300% a meta do ano, que era de 1 milhão de quilos em alimentos doados, como explica a Gerente de Divisão de Programas Sociais do Sesc Amazonas, Andreza Litaiff.
“O Programa Mesa Brasil Sesc é um banco de alimentos, uma rede de solidariedade, busca onde sobra e leva para onde falta. Em 2021, aumentamos o número de doadores, fizemos buscas ativas de doações em feiras, supermercados, etc. O que permitiu aumentar o número de instituições atendidas e, consequentemente, colocamos alimentos na mesa das pessoas que mais precisavam”, explica a gerente.
“Durante todo o período da pandemia, nosso time não parou e trabalhou incansavelmente para reduzir a fome das pessoas em vulnerabilidade social e contribuir com a redução do desperdício de alimentos”, completa.
Outro número superado foi a quantidade de instituições atendidas. Foram credenciadas para receber as doações do Mesa Brasil, um total de 175 organizações sociais em Manaus, Iranduba, Rio Preto da Eva, Manacapuru e Itacoatiara. Mas com o alto número de contribuições e mais de 140 solicitações de ajuda em detrimento da pandemia e da enchente, o programa conseguiu atender 359 entidades.
As doações são oriundas de parcerias com supermercados, feiras, indústrias de alimentos, centrais de distribuição, varejistas, associações de produtores rurais e até grandes shoppings da cidade, como o Sumaúma Park e o Amazonas Shopping, que incluem em suas campanhas de marketing a arrecadação de alimentos em parceria com o Mesa Brasil.
Neste ano, as duas maiores contribuições vieram da Fundação André e Lucia Maggi (FALM) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que juntas doaram mais de 2 mil toneladas de alimentos. Para fazer parte dessa grande rede de solidariedade, basta entrar em contato com a direção do Mesa Brasil no Amazonas pelo número: (92) 2121-5377 ou pelo e-mail: mesa.brasil@sesc-am.com.br .
Instituições Sociais
Para receber as doações, as entidades sociais precisam estar inscritas no Programa Mesa Brasil do Sesc Amazonas por meio de Edital de Credenciamento. O edital para este ano será publicado na segunda quinzena de fevereiro de 2022, no site: www.sesc-am.com.br .
Mesa Brasil Sesc
Implantado nacionalmente em 2003, o programa é desenvolvido em convergência com ações dos Departamentos Regionais do Serviço Social do Comércio (Sesc), em articulação com iniciativas da sociedade civil e do poder público. A partir de uma grande rede de solidariedade, um esforço institucional e coletivo, o Sesc tem contribuído efetivamente na melhoria da qualidade de vida e inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social em todos os estados do território nacional.
Sesc no AM
Em nível nacional, o Sesc é administrado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), hoje, gerida pelo amazonense José Roberto Tadros. No Amazonas, o Serviço Social do Comércio iniciou suas atividades em 1948, na cidade de Manaus e ao longo dos anos vem ampliando sua atuação também para o interior do estado.