Projeto cultural resgata identidade do povo Apurinã
15 de fevereiro de 20223ª mostra “Amor do começo ao fim” reúne peças teatrais, exibição de filmes, lives e oficinas temáticas
16 de fevereiro de 2022A Fundação Cultural do Pará vai ser a casa da Semana de Arte e Muralismo no mês de março. Realizada pelo Governo do Estado por meio da FCP, em parceria com a Galeria Azimute e a Namazônia, a programação ocorrerá de 22 a 27 de março e pretende mostrar o poder das intervenções artísticas como instrumento de transformação do espaço público. O evento terá uma programação plural com artes visuais, música, comércio criativo, bate-papo e muralismo.
O objetivo da ação é utilizar a arte colaborativa como ferramenta de transformação tanto da Fundação quanto do entorno, implementando intervenções artísticas e o conceito de “placemaking” – estratégia que busca estreitar as conexões entre as pessoas e determinados lugares. Além de promover um grande momento de inspiração e reflexão urbana, a Semana de Arte e Muralismo também dá vários motivos para o público conferir a iniciativa de perto: a programação traz bate-papos com os especialistas em urbanismo colaborativo do Lab da Cidade, e ainda muralismo, fotografia, arte digital, colagem, audiovisual, design e música.
Marcando a ocasião, uma transformação visual ocorrerá no local já desde a primeira semana de março e promete chamar a atenção do público.
A sede da FCP vai passar por uma metamorfose: a arte de 16 artistas ocupará os muros e empenas do espaço com cores e técnicas diversas de artes visuais, mudando completamente a sua fachada com a obra de arte coletiva que terá quase 1500m2 de pintura.
Dentre os artistas que participam da intervenção externa do Muralismo, assinam as empenas: Carla Cris Duncan, Michelle Cunha, Dedeh Farias, Santo. Nos muros laterais, estarão artes de Lenu, Karina Miranda, Igor Oliveira, Mina Ribeirinha, Bonikta, Thays Chaves, Bárbara Savannah, Graf, Thay Petit, Cely Feliz, Sintético Abstrato e seu convidado Monk
Além do envelopamento artístico na fachada do prédio, a parte interna do espaço também será ocupada: 11 artistas visuais paraenses (praticantes de fotografia, colagem, artes gráficas e outros) participarão de uma exposição coletiva na Galeria Benedito Nunes. São eles: Ana Paula Pina, Beatriz Paiva, Bianca Marinho, Caio Alvex, Carolynne Matos, Duda Santana, Glenda Beatriz Beatriz, Ian Santos, Luiza Cavalcante, Palovitu e Tuyuka Lara.
Para acompanhar a programação, basta acompanhar as redes sociais da Fundação, @fundacaopara, além do perfil oficial do evento: @semanadearteemuralismo.
SERVIÇO:
SEMANA DE ARTE E MURALISMO
Local: Fundação Cultural do Estado do Pará (Av. Gentil Bittencourt, 650)
Data: de 22 a 27 de março| Entrada franca
Realização: Galeria Azimute, Namazônia, Fundação Cultural do Estado do Pará e Governo do Pará
Foto: Wellyngton Coelho