Artista visual parintinense, “Lobão”, inaugura obra em homenagem a Zezinho Corrêa
1 de março de 2022Cia do Tijolo promove debates artísticos online sobre processos de criação e textos teatrais
1 de março de 2022Nesta terça-feira (01/03), dia que inaugura o mês de luta pelo Direitos das Mulheres, a Plataforma Esse é o Noss”o Norte” vai realizar um debate público nas redes sociais.
A sexta Conferência dos Estados parte da Convenção de Belém do Pará que aprovou a Declaração sobre Violência e Assédios Políticos Contra Mulheres (2015) que define “violência contra a mulher” como qualquer ação ou conduta baseada em gênero que cause morte ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público quanto no privado.
Neste sentido, a Declaração estabelece “que tanto a violência quanto o assédio político contra a mulher podem incluir qualquer ação, conduta ou omissão, entre outras, com base no seu gênero, individualmente ou em grupo, que tenha por objetivo ou como resultado (grifo nosso) diminuir, anular, prevenir, obstruir ou restringir seus direitos políticos, violando o direito das mulheres a uma vida livre de violência e do direito de participar de assuntos políticos e públicos em igualdade de condições com os homens. Que a violência política e o assédio contra as mulheres impedem que elas sejam reconhecidas como sujeitos políticos e, portanto, desestimulam o exercício e a continuação da carreira política de muitas mulheres.
“A realização da live é uma oportunidade de abrir um debate público sobre as violências que mulheres sofrem cotidianamente na esfera política seja como parlamentares, como dirigentes partidárias e filiadas em partidos políticos. Acredito que somente a reflexão e o debate coletivo seja capaz de trazer luz à esse tema ainda pouco discutido e permitir que a política possa se tornar um espaço livre de violência e com mais segurança para as mulheres que escolheram construir suas trajetórias nessas instituições. ” Destaca Marklize Siqueira, Co-fundadora da Plataforma Política “Esse é o Nosso Norte”.
A live vai reunir num estilo Roda de Conversa Virtual mulheres ativistas na política institucional, partidária e intelectuais estudiosas do tema.
Entre as convidadas estão a Professora Dra. Marlise Matos, professora Associada de Ciência Política na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (NEPEM) e do Centro do Interesse Feminista e de Gênero (CIFG) da UFMG; a mestranda Nicole Maria Fernandes do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia (PPGSS/UFAM) e pesquisadora do Laboratório de Estudos de Gênero/ LEG – UFAM; além de Michelle Andrews, Alessandrine Silva, Patrícia Andrade (filiadas do PCdoB e pré-candidatas pela Bancada das Manas); Anne Moura, Secretária Nacional de Mulheres do Partido dos Trabalhadores; Ceane Simões, professora da área de Políticas Públicas em Educação, Gestão Democrática e Currículo da Educação Básica da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Secretária de Comunicação do Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (Sind-UEA); e Keully Leal estudante de marketing e membro do Conselho Nacional dos Direitos Humanos.
A live será realizada nesta terça-feira (01/03), 19h, pelo Facebook e Youtube do Esse é Nosso Norte.
Youtube: https://youtube.com/channel/UCbIi2NcJWoRntrwqXHpvpww
Facebook: https://www.facebook.com/esseeonossonorte/