Projeto do Colégio Palas Atena vence Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora
2 de março de 2022UNICEF apoia garantia de direitos à educação para meninos e meninas waraos
2 de março de 2022O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na última terça-feira (22) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o primeiro semestre de 2022. É por meio do Sisu que o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas em universidades federais de todo o país. Em Manaus, cerca de 90 alunos do Vetor Centro de Estudos foram aprovados nas instituições mais concorridas.
Entre elas, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Direito, Administração e Medicina foram os cursos que lideraram as aprovações.
“Tivemos um resultado extremamente positivo. Nunca na história um cursinho aprovou tantos alunos no Enem em cursos em outros estados”, comemora o coordenador pedagógico do Vetor, Albervan Cidrônio. A expectativa agora é o resultado da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no dia 18 de março e a abertura das vagas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por meio do Sisu, no meio do ano.
O jovem Pedro Eduardo Garcia de Andrade, de 17 anos, foi aprovado em Medicina na USP.
“Comecei a estudar em 2019, ainda no primeiro ano do ensino médio, motivado em estudar anatomia e, principalmente, pela indignação que senti devido a alguns diagnósticos errôneos durante minha vida. Isso fez surgir em mim a necessidade de oferecer o melhor atendimento possível a todos”, explica.
Para garantir a aprovação, Pedro revela que algumas técnicas aprendidas no Vetor foram fundamentais. Ele conta que exercitar o aprendizado resolvendo questões foi o que mais o auxiliou no estudo. Simulados, listas e o “quiz” do Instagram também o ajudaram a não esquecer os conteúdos e a criar uma boa noção de como seriam os vestibulares que pretendia realizar.
Também aprovado no curso de Medicina da USP através do Sisu, o aluno Rafael Souza, de 21 anos, afirma que a influência para a escolha do curso veio de sua mãe e, no decorrer da preparação para as provas no Vetor, o interesse pela área aumentou.
Ele, que iniciou a preparação no Vetor em agosto do ano passado, conta que uma das ferramentas essenciais para aprovação foi a plataforma Evolucional.
“Ela oferece uma análise dos meus erros e acertos nos simulados, mostra quais as competências e assuntos que eu mais precisava estudar. E, assim, pude focar nos pontos mais cruciais e que causaram maior impacto nas minhas notas”, disse Rafael.
Os candidatos que não forem selecionados nesta primeira etapa do Sisu podem se inscrever para a lista de espera a partir do dia 8 de março. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 10. A lista dos aprovados pode ser conferida no site da plataforma: https://sisu.mec.gov.br/.